Brasil chega em “outro patamar” à COP após queda de desmatamento na Amazônia, avaliam integrantes do governo
Dados do Inpe mostrando que, pela primeira vez desde 2018, a área devastada ficou abaixo dos 10 mil quilômetros quadrados já reverberaram na comunidade internacional
A queda de 22% na taxa anual de desmatamento da Amazônia faz o Brasil chegar em “outro patamar” à Cúpula do Clima (COP28) em Dubai (Emirados Árabes), em dezembro, dizem integrantes do governo à frente da pauta climática.
Os dados do Inpe mostrando que, pela primeira vez desde 2018, a área devastada ficou abaixo dos 10 mil quilômetros quadrados já reverberaram na comunidade internacional.
Segundo autoridades brasileiras a par da agenda, o que mais chamou atenção foi a rapidez com que se conseguiu reverter uma tendência de ampliação do desmate durante o governo Jair Bolsonaro (PL).
Vídeo — Desmatamento na Amazônia cai 22% em um ano, mas onda de queimadas preocupa
Além dos dados da Amazônia, afirmam esses integrantes do governo, o Brasil chega à COP como um dos países que está cumprindo suas metas da NDC — e essa avaliação positiva também é de parceiros internacionais.
As NDCs são as metas e os compromissos de redução de emissões de gases do efeito estufa (GEE) assumidos por cada país que assinou o Acordo de Paris.