São Paulo deve ser o destino final de brasileiros vindos da Faixa de Gaza, diz governo
O secretário nacional de Justiça disse à CNN que uma equipe da Polícia Federal também estará no local
A cidade de São Paulo deverá ser o destino final dos brasileiros que devem deixar o Egito neste sábado (11), disse à CNN o coordenador da operação de repatriação, Augusto Botelho, secretário nacional de Justiça.
“Em princípio, a maioria do grupo vai ter como destino São Paulo tanto em razão dos familiares como devido ao acolhimento que metade deles deverá ter por uma instituição”, afirmou Botelho à CNN.
Ele detalhou ainda o procedimento tão logo eles desembarquem em Brasília neste domingo (12). “Primeiro eles receberão atendimento médico. Haverá uma equipe do Ministério da Saúde para atendê-los. Principalmente as crianças, que serão imunizadas. Também receberão comida quente e haverá intérpretes”, disse Botelho.
O secretário nacional de Justiça disse ainda à CNN que uma equipe da Polícia Federal também estará no local. “A PF fará a regularização migratória e analisará eventual pedido de refúgio caso haja algum não nascido no Brasil”, completou.
Ele afirmou ainda que dois organismos da ONU estarão presentes para que seja seguido o protocolo internacional: a Organização Internacional para as Migrações (OIM) e a ACNUR, a Agência da ONU para Refugiados.