Mauro Vieira cobra ministro de Israel por saída de brasileiros de Gaza
No texto, Vieira lembra seu contraparte da promessa de liberar o grupo de 34 brasileiros até quarta-feira (8) dessa semana -- prazo que expirou ontem -- e pede esclarecimentos
O ministro de Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, enviou uma mensagem de WhatsApp para seu colega israelense, Eli Cohen, cobrando a saída dos brasileiros de Gaza, apurou a CNN.
No texto, Vieira lembra seu contraparte da promessa de liberar o grupo de 34 brasileiros até quarta-feira (8) dessa semana — prazo que expirou ontem — e pede esclarecimentos. Ainda não havia resposta até a publicação desta reportagem.
O ministro também trocou mensagens com as autoridades egípcias, que prometeram empenho.
Vídeo — Israel fará pausas diárias nos ataques ao norte de Gaza
A diplomacia brasileira está 100% empenhada no assunto e se afastou da polêmica envolvendo o embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine, que esteve ontem no Congresso, acompanhado de Jair Bolsonaro (PL).
O chefe da assessoria internacional do presidente Lula (PT), Celso Amorim, está em Paris, para uma conferência sobre a guerra, convocada pelo presidente francês, com quem ele se encontra nesta quinta-feira (9).
“Não consigo entender a demora e os critérios utilizados”, disse Amorim à CNN por mensagem, sobre a lista de estrangeiros autorizados a sair de Gaza.