Passagem de Rafah volta a ser fechada; brasileiros encontram estrangeiros barrados
Embaixada israelense no Brasil afirmou à CNN que Israel não tem responsabilidade sobre novo fechamento
Estrangeiros convocados nesta quarta-feira (8) para deixarem a Faixa de Gaza encontraram a fronteira de Rafah fechada novamente. Apesar de os nomes deles estarem publicados nas listas que definem os grupos que podem sair, houve uma nova interrupção.
Nem mesmo ambulâncias com feridos estavam liberadas a passar.
O Egito havia divulgado os nomes de cerca de 600 pessoas, entre alemães, canadenses, americanos, filipinos, romenos e ucranianos, com autorização para atravessar Rafah nesta quarta-feira.
Vídeo — Netanyahu diz que forças estão operando dentro de Gaza
Mesmo fora das listas, brasileiros também foram ao local na expectativa de novidades. A brasileira-palestina Shahed Al Banna gravou vídeos com imagens de estrangeiros convocados que foram impactados pelo novo fechamento de Rafah.
“Estou na fronteira de novo. Está tendo muita gente hoje porque os passageiros não conseguiram sair, eles mandaram todos de volta. Eles disseram que era para mandar as ambulâncias dos feridos primeiro, mas nenhuma ambulância saiu hoje. Nenhum passageiro conseguiu sair. Está cheio de gente, a maioria é de estrangeiro, outros egípcios. Ninguém conseguiu entrar, nem sair”, disse a jovem de 18 anos.
De acordo com diplomatas brasileiros, “fontes oficiais” confirmaram o fechamento da fronteira, mas ninguém assume a responsabilidade.
A passagem havia sido reaberta na terça-feira (7), depois de dois dias fechada.
Procurada pela CNN, a embaixada de Israel no Brasil disse que tomou conhecimento da nova interrupção, mas que não havia informações sobre os motivos.
A representação israelense destacou ainda que a responsabilidade pelo novo fechamento não é de Israel.