Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Cinco pontos que explicam a queda do Botafogo; Confira

    Time carioca pode perder a liderança da competição nesta rodada

    John Textor conversa com jogadores do Botafogo após derrota para o Palmeiras
    John Textor conversa com jogadores do Botafogo após derrota para o Palmeiras THIAGO RIBEIRO/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO

    Matheus Dantas

    Líder desde a 3ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Botafogo tem a posição ameaçada pela primeira vez em meses. Nesta quarta (8), com o início da 33ª rodada, o Alvinegro pode ser ultrapassado por Bragantino e Palmeiras, uma vez que só entra em campo na quinta (9).

    Relembre cinco pontos determinantes na queda de rendimento e desempenho do Glorioso:

    Queda no Nilton Santos

    As 11 vitórias consecutivas como mandante fizeram do “tapetinho” do Nilton Santos um aliado do Botafogo, que disparou na liderança do Campeonato Brasileiro. Contudo, o encanto foi quebrado contra o Flamengo, que venceu o clássico na casa alvinegra, em 2 de setembro, pela 22ª rodada.Assim, incluindo este jogo, são cinco jogos consecutivas sem vencer no Nilton Santos. Contra Flamengo, Goiás, Athletico, Cuiabá e Palmeiras, o Botafogo somou dois de 15 pontos possíveis.

    Instabilidade interna

    Com uma campanha que colocou o Botafogo em posição surpreendente até internamente, o “controle da ansiedade” foi posto como principal desafio do clube ainda antes da virada do turno. Era um cenário esperado, afinal o Alvinegro não conquista um título de expressão nacional desde 1995.Havia o temor que fatores internos impactassem no dia a dia, mas a primeira instabilidade foi criada no próprio departamento de futebol, com Bruno Lage colocando o cargo à disposição após a derrota para o Flamengo. O pronunciamento do técnico pegou os demais profissionais do clube de surpresa.Três jogos depois, o português acabou demitido pelo Botafogo. A passagem de 16 jogos de Bruno Lage e sua comissão técnica acabou marcando o início da instabilidade do time no Campeonato Brasileiro.

    Elenco sem resposta

    A responsabilidade, é claro, passa pelos jogadores. Os mesmos que fizeram um primeiro turno histórico foram ouvidos pela diretoria e determinantes na saída de Bruno Lage. A “gota d’água” foi a barração do atacante Tiquinho Soares, até então artilheiro isolado do Campeonato Brasileiro.Não só isso: as lideranças do elenco deram o aval para a escolha de Lucio Flavio, com o auxílio do ex-companheiro Carli, dirigir o time nas 13 rodadas restantes, com vantagem de sete pontos como líder.A resposta dada pelo time não foi positiva, com o desempenho ainda em queda e resultados em falta. Eduardo, Tiquinho, Marçal, Lucas Perri, Cuesta… Todos falharam ou vivem momentos técnicos ruins.

    Falta de repertório

    A 13 rodadas do fim do Brasileirão e com uma vantagem de sete pontos sobre o vice-líder: foi neste cenário que Lucio Flavio foi alçado a técnico do Botafogo. Com passagem pelo clube como meia, o profissional iniciou o ano no comando do Sub-23 e virou auxiliar técnico após a saída de Luís Castro.A intenção era de que, com Lucio Flavio, o Botafogo voltasse a jogar de maneira mais próxima ao que foi com Luís Castro. O sucesso na parceria com Cláudio Caçapa, durante a transição para a chegada de Bruno Lage, e a boa relação com o elenco, foi o que motivou a decisão de John Textor em outubro. Após vitórias sobre Fluminense e América, o time voltou a ter problemas, e Lucio Flavio, por ora, não encontrou soluções diante da queda técnica de pilares da equipe e queda de desempenho coletivo.

    Segundo turno de rebaixado

    Por fim, foram os resultados que fizeram a vantagem de 13 pontos para o vice-líder na virada do turno desaparecer. Antes do início da 32ª rodada, nesta quarta (8), o Botafogo tem a terceira pior campanha do segundo turno, com 12 pontos, superando Coritiba (11) e América (9), os últimos lugares da Série A.Neste ponto, vale destacar que o time tem um jogo atrasado do segundo turno: a partida contra o Fortaleza, pela 29ª rodada no Castelão, será realizada em 23 de novembro, e pode mudar este cenário.

    Acompanhe CNN Esportes em todas as plataformas

     

    Este conteúdo foi criado originalmente em Itatiaia.

    versão original