Serviços de telecomunicações estão sendo retomados em Gaza após bloqueio de Israel, dizem empresas locais
Comunicações no enclave foram interrompidas no domingo (5) pela terceira vez desde 7 de outubro, com organizações humanitárias afirmando que não conseguiram contatar os funcionários dentro do território
Os serviços de comunicação estão sendo lentamente retomados em algumas partes de Gaza após terem sido cortados em todo o enclave palestino, segundo fornecedores locais.
“Gostaríamos de anunciar o retorno gradual dos serviços de comunicação (fixa, celular e Internet) ao funcionamento em diversas áreas da Faixa de Gaza, depois de terem sido desconectados do lado israelense”, disse a empresa de telecomunicações palestina PalTel nesta segunda-feira (6).
Outras operadoras de telecomunicações, incluindo JawwaL e Ooredoo Palestine, publicaram atualizações semelhantes nas redes sociais.
A Netblocks, uma empresa de monitoramento, confirmou que o acesso à internet estava sendo restabelecido.
“As métricas mostram que a conectividade à Internet está sendo restaurada na Faixa de Gaza após o apagão quase total das telecomunicações de domingo, o segundo mais longo observado desde o início do atual conflito com Israel; o serviço geral permanece significativamente abaixo dos níveis anteriores à guerra”, afirmou a organização.
As comunicações em Gaza foram interrompidas no domingo (5) pela terceira vez desde 7 de outubro, com organizações humanitárias afirmando que não conseguiram contatar os funcionários dentro do território.
Quando solicitados pela CNN a responder sobre interrupções anteriores nas comunicações, os militares israelenses disseram que não tinham comentários a fazer.
No final de outubro, a Anistia Internacional afirmou que as organizações de direitos humanos “consideraram cada vez mais difícil documentar violações devido à intensidade dos ataques de Israel e às restrições às comunicações”.