Brasileirão: América-MG pode ser o primeiro rebaixado; veja cenário
Coelho recebe o Coritiba nesta quarta-feira (8) no Independência, pela 33ª rodada do Brasileirão
O América-MG está “a um fio” de ser matematicamente rebaixado à Série B do Campeonato Brasileiro. Por conta dos resultados da 32ª rodada da Série A, o Coelho pode ver a queda ser confirmada nesta quarta-feira (8), já na 33ª rodada.
A equipe americana está na lanterna do campeonato, com 21 pontos, e vai jogar contra o Coritiba, que é 19º, com 23 pontos. Atualmente, a distância para o primeiro time fora da zona de rebaixamento é de 16 pontos, restando 18 pontos em disputa para o Coelho.
Assim, se o América-MG perder para o Coritiba no Independência, terá mais 15 pontos em disputa e não terá condições de chegar ao 16º lugar, tendo em vista também os critérios de desempate da Série A. Se o Coelho empatar, por exemplo, irá a 22 pontos e pode chegar no máximo a 37, mesma pontuação do Cruzeiro.
O Coelho ainda pode superar o rival mineiro nos critérios de desempate e, por isso, só será rebaixado caso perca para o Coxa nesta quarta. Nesse outro cenário, a equipe comandada por Fabián Bustos fica com 21 pontos e só teria mais 15 para somar, chegando no máximo a 36 pontos.
Atualmente, todos os times fora do Z4 já têm pontuação maior. Se confirmado, esse será o quarto rebaixamento do América-MG na história do Brasileirão por pontos corridos. Desde 2003, quando esse novo formato foi adotado, o Coelho foi rebaixado em 2011, 2016 e 2018.