Carteira de dividendos: veja os papéis mais recomendados para novembro
Para especialistas, bolsa doméstica segue muito barata, e qualquer sinal de melhora deve se refletir rapidamente nos preços
A Vale e o Banco do Brasil lideraram as indicações das instituições financeiras para a carteira de dividendos.
Para o levantamento, foram analisadas a carteira de dividendos de oito bancos e corretoras do Brasil: Santander, Empiricus Research, Órama, Genial, Ativa Investimentos, BTG Pactual, Nova Futura e Guide Investimentos.
Veja as ações mais indicadas
- Vale: 7
- Banco do Brasil: 5
- BB Seguridade: 5
- Petrobras: 4
- Cemig: 4
- Telefônica Brasil: 4
Contexto econômico
Durante o mês de outubro, o mercado trouxe uma continuação do mau-humor que já era percebido desde agosto, mas com um componente extra, conforme destaca a Empiricus Research.
“Se antes a preocupação era que a inflação afetasse os juros apenas no curto e médio prazos, a resiliência da economia e da inflação norte-americana, mesmo com os recentes apertos do Fed, trouxeram receios de que, na verdade, os juros ficariam altos por muito mais tempo”, pontuam os especialistas da casa de análise.
Enquanto isso, no ambiente interno, apesar de alguns ruídos fiscais, o que mais deve mover o mercado nas próximas semanas são os resultados corporativos do terceiro trimestre, que podem indicar que o fundo do poço ficou para trás.
Os especialistas ainda destacam, contudo, que a bolsa doméstica segue muito barata, e qualquer sinal de melhora deve se refletir rapidamente nos preços.
A Ativa Investimentos ressalta que, embora a tendência é de que o Banco Central mantenha sua trajetória de política monetária conforme já é esperado, com cortes graduais de 0,5 ponto percentual até o final do ano, os ruídos políticos novamente fizeram com que os investidores revissem negativamente os seus cenários.
“Consequentemente, o apetite ao risco se reduziu e, novamente, observamos realizações (vendas de papel) em nosso mercado. Olhando em um horizonte curto, esperamos um mercado ainda receoso e sem muitos gatilhos para emplacar um movimento diferente do observado ao longo deste mês”, pontuam os analistas da corretora.