Governo espera liberação de brasileiros em Gaza até sexta-feira (3)
Estrangeiros começaram a cruzar a fronteira de Rafah para o Egito nesta quarta-feira (1º); chanceler brasileiro intensificou conversas com autoridades locais
O governo federal aguarda a liberação de brasileiros que estão na Faixa de Gaza até sexta-feira (3). O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, intensificou nesta quarta-feira (1º) o contato com os governos do Catar, do Egito e de Israel, para resolver a situação.
Nesta quarta, os primeiros estrangeiros começaram a cruzar a fronteira para o Egito. Ambulâncias transportando feridos também atravessaram a passagem – embora não esteja claro quantos pacientes os veículos carregavam.
O Brasil reforçou a necessidade de se incluir seus cidadãos na próxima lista de estrangeiros a deixarem Gaza. O chanceler brasileiro conversou ao menos quatro vezes com seu homólogo egípcio, além de visitar Cairo, capital do Egito, na tentativa de destravar as negociações.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) contatou os presidentes de Israel, Isaac Herzog, do Egito, Abdel Fattah Al-sissi, e da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, a fim de achar uma saída para o cenário.
De acordo com o governo federal, 34 brasileiros em Khan Younes e Rafah estão abrigados e recebendo assistência.
Ônibus contratados pelo Itamaraty seguem de prontidão, à espera de autorização para o trânsito do grupo pelo terminal de Rafah e, na sequência, por território egípcio até o aeroporto do Cairo, onde uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) aguarda para o voo de repatriação.