Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Após ausência de brasileiros em lista de Rafah, chanceler reforça contatos com Egito

    Diversos estrangeiros e palestinos feridos podem deixar a Faixa de Gaza nesta quarta-feira (1º)

    Gabriela Pradoda CNN , em Brasília

    O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, vai reforçar os contatos com o chanceler egípcio para a saída de brasileiros da Faixa de Gaza.

    Vieira foi informado, durante o voo de retorno de Nova York para Brasília, que brasileiros não estavam na lista dos primeiros estrangeiros liberados para cruzar a passagem de Rafah, na fronteira de Gaza com o Egito.

    O chanceler brasileiro deve pousar em território nacional por volta das 10h30, no Rio de Janeiro, para uma agenda.

    A embaixada do Brasil na Palestina informou, nesta quarta-feira (1º), que a autoridade local de Gaza divulgou uma lista de estrangeiros que poderão sair do território, autorizados pelo Egito e por Israel, no entanto, não há brasileiros nesta primeira leva.

    Segundo o Itamaraty, Vieira já falou com o chanceler do Egito quatro vezes. Uma delas pessoalmente, durante a Cúpula do Egito, em 21 de outubro. Nas conversas, o ministro sempre lembrou a necessidade de saída dos brasileiros.

    Nesta semana, o Brasil também conversou com o Catar. A chancelaria do país do Oriente Médio tem participado diretamente das negociações para a abertura da passagem de Rafah.

    Além do contato entre os chanceleres, o governo brasileiro conversou pelo menos duas vezes com  com a assessoria presidencial de Israel. O presidente Lula também ligou para o presidente israelense Isaac Herzog.

    Veja também: Governo resgata brasileiros que estavam na Cisjordânia

    Tópicos