Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Haddad fica isolado na Esplanada na discussão da meta fiscal, dizem fontes

    Na Esplanada, são pouquíssimos os ministros que ainda defendem Haddad

    Raquel Landimda CNN

    O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ficou isolado na discussão da meta fiscal em um poder Executivo preocupado com as eleições municipais, relatam diferentes auxiliares de Lula ouvidos pela CNN.

    Até mesmo a titular do Planejamento, Simone Tebet, admitiu a aliados que, após a fala do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o mercado já precificou a mudança da meta e é melhor refazer as contas.

    A pressão começou dentro da Junta de Execução Orçamentária formada pelos ministros Rui Costa (Casa Civil), Esther Dweck (Gestão), Simone Tebet (Planejamento), além do titular da Fazenda.

    Segundo apurou a reportagem, Costa e Esther passaram a defender a flexibilização da meta de déficit fiscal zero quando ficou claro que teriam que iniciar 2024 com um contingenciamento de gastos no primeiro trimestre.

    Tebet se manteve ao lado de Haddad, mas já havia alertado no estabelecimento da lei de diretrizes orçamentárias que seria muito difícil cumprir a meta. Ela afirmou na época que o ministro havia colocado uma granada sem pino no colo.

    O tema, então, chegou a Lula que foi alertado que começaria o ano eleitoral reduzindo investimentos e não gostou. O plano, no entanto, era só tomar uma decisão na semana que vem, após a reunião do Copom, mas as declarações do presidente precipitaram a discussão.

    Na Esplanada, são pouquíssimos os ministros que ainda defendem Haddad. Na Câmara, boa parte dos deputados prefere o abandono da meta de déficit zero. O único apoio isolado a Haddad até agora veio de Rodrigo Pacheco, presidente do Senado.

    Conforme apurou a CNN, Pacheco está se colocando – mais uma vez – como fiador da estabilidade, a pedido do setor privado, como já fez também no governo Bolsonaro. A decisão final deve ser tomada na semana que vem, antes da leitura do parecer do relator da LDO.

    Tópicos