Botafogo x Palmeiras: histórico tem vantagem alviverde e goleada de 6 a 0
Aproveitamento do time paulista é superior ao do rival carioca em Campeonatos Brasileiros
A 30ª rodada do Campeonato Brasileiro coloca frente a frente líder e vice-líder. O Botafogo encara o Palmeiras no estádio Nilton Santos com o objetivo de voltar a abrir margem na ponta da tabela de classificação. Com seis pontos a mais que o time de Abel Ferreira, o Glorioso tem ainda um jogo a menos, que vai ocorrer no dia 23 de novembro, contra o Fortaleza, fora de casa.
O Botafogo lidera a competição desde a 3ª rodada, e da 12ª em diante sempre manteve uma diferença de pelo menos duas rodadas para o segundo colocado. Se o time do técnico Lúcio Flávio vencer, chegará aos 62 pontos, com uma confortável distância para os demais rivais. O Red Bull Bragantino, por exemplo, chegará nessa rodada, no máximo, aos 55 pontos.
Por outro lado, o Palmeiras, que chega embalado por três vitórias seguidas, tem nesse confronto a grande chance de colocar emoção na briga pelo título. Se vencer, o Verdão diminui para três pontos a vantagem do time carioca.
Além disso, seria apenas a segunda vez que o Botafogo acumularia duas derrotas seguidas no campeonato. No último domingo, o time da Estrela Solitária perdeu para o Cuiabá.
Em Campeonatos Brasileiros, Botafogo e Palmeiras se enfrentaram 58 vezes na história. E o alviverde tem aproveitamento amplamente melhor que o do rival. São 26 vitórias palmeirenses contra 16 dos cariocas e 16 empates. Números que representam quase o dobro de aproveitamento do Verdão (45% a 28%).
O primeiro duelo entre as equipes aconteceu em 1922, partida que o Palmeiras venceu por 1 a 0. Ao longo desses 101 anos de rivalidade, a maior goleada veio em 1999: 6 a 0 para o time do Palestra Itália. Faustino Asprilla (2), Agnaldo, Cleber, Pena e Evair marcaram os gols da vitória palmeirense no antigo Parque Antarctica.
De 2016 para cá, foram 13 jogos entre as equipes, com oito vitórias do Palmeiras, três do Botafogo e dois empates. O último encontro foi no primeiro turno do Brasileiro deste ano, com vitória fora de casa do Botafogo por um a zero, gol de Tiquinho Soares.