Ex-presidente da Federação Espanhola é banido do futebol por 3 anos após beijo forçado
Fifa anunciou o banimento de Luis Rubiales de qualquer atividade relacionada ao esporte
O Comitê Disciplinar da Fifa anunciou na manhã desta segunda-feira (30) que o ex-presidente da Real Federação Espanhola de Futebol, Luis Rubiales, está banido de atividades relacionadas ao futebol por três anos.
A entidade que comanda o futebol mundial informou que a punição se deu por violação do artigo 13 do código disciplinar da Fifa.
Durante a cerimônia da Copa do Mundo Feminina deste ano, vencida pela Espanha, Rubiales deu um beijo forçado na campeã mundial Jennifer Hermoso, ato que desencadeou uma crise no futebol espanhol.
O então mandatário da federação foi primeiramente afastado por um período de 90 dias e, posteriormente, destituído do cargo. Investigado pelo Ministério Público espanhol, o ex-dirigente foi acusado de agressão sexual e coação, além da obrigação de manter uma distância mínima de Hermoso.
Quem também deixou seu posto na esteira do escândalo foi o técnico que levou a Espanha ao título, Jorge Vilda, demitido pela nova direção da Real Federação Espanhola de Futebol.
Ainda de acordo com o Comitê Disciplinar da Fifa, Luis Rubiales já foi notificado nesta segunda do banimento. O ex-dirigente poderá apresentar recurso ao Comitê de Apelações da entidade.
(Publicada por Bruno Rodrigues)