Quando termina o Brasileirão? CBF altera data de encerramento do campeonato
Confederação alega que levou em conta "o melhor interesse para clubes, atletas e torcedores" na mudança
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou, nesta sexta-feira (27), a alteração da data de encerramento do Campeonato Brasileiro de 2023.
O Brasileirão agora vai acabar em 6 de dezembro, uma quarta-feira, três dias depois da data originalmente programada pela CBF. As mudanças no calendário começam a ser aplicadas na 35ª rodada — no próximo fim de semana, terá início a 30ª rodada.
Veja a justificativa da CBF:
A decisão foi tomada pela CBF após a realização de inúmeras simulações e estudos para a garantia da integridade e equilíbrio técnico da competição, incluindo o fato de não perder uma conquista do futebol brasileiro nesta temporada, que foi a preservação das Datas-FIFA. Além disso, também foi levado em conta o melhor interesse para clubes, atletas e torcedores
CBF, em nota oficial
Playoff da Sul-Americana é um dos “culpados”
Ainda na nota oficial, a CBF citou que um dos motivos por trás da mudança no calendário foi a inclusão, por parte da Conmebol, de uma nova fase da Copa Sul-Americana: os playoffs de repescagem com times da Libertadores.
A novidade da Conmebol foi anunciada em dezembro, três meses depois da publicação do calendário das competições nacionais da CBF, e impactou no uso de três novas datas não previstas — Corinthians, Botafogo e América-MG disputaram esta fase da Sul-Americana.
“Por conta da mudança, aconteceram diversas alterações, que geraram impacto nas datas de escape que contemplava na construção do calendário brasileiro, criadas para eventuais imprevistos em algumas partidas”, disse a CBF.
A confederação afirmou, também, que a mudança no encerramento do Brasileirão não vai afetar o calendário da temporada de 2024 nem o período de férias dos profissionais da bola.