Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Impacto para crianças em zonas de conflito é devastador, diz psicóloga do Médicos Sem Fronteiras

    À CNN Rádio, Ionara Rabelo afirmou que crianças como as afetadas pela guerra entre Israel e Hamas precisam de rotina e de segurança

    Amanda Garciada CNN

    A psicóloga da ONG Médicos Sem Fronteiras Ionara Rabelo avalia que o impacto de bombardeios para crianças é “devastador.”

    À CNN Rádio, ela destacou que neste momento de preocupação com a crise humanitária na Faixa de Gaza, durante o conflito entre Israel e Hamas, tudo o que uma criança precisa, além de segurança, é de rotina.

    “Ver escombros, além de ter a realidade como um todo virada do avesso, faz com que elas não consigam se estruturar diante deste cenário”, disse.

    Segundo ela, as crianças “precisam de segurança, cessar-fogo e ajuda humanitária, com acesso à comida, à água e ter os seus pais vivos.”

    Para a psicóloga, “sem a existência imediata de espaços seguros teremos uma catástrofe de impacto na saúde mental impossível de mensurar.”

    Entre as sequelas para os afetados pela guerra, Ionara elenca a depressão, ansiedade, dificuldade para dormir e se alimentar.

    Veja mais: Falta de combustível ameaça colapso de hospital em Gaza

    “A longo prazo, pode afetar a aprendizagem, ter alteração na fala, medo exacerbado, maior irritabilidade”, disse.

    O MSF está em Gaza desde 1989, com 320 profissionais atuando e parte deles deslocada para o sul da região, mesmo assim “temos equipes atuando dentro de hospitais bombardeados.”

    Ionara reforçou que o Médicos Sem Fronteiras oferece ajuda em todos os espaços, a todos os envolvidos no conflito.

    *Com produção de Isabel Campos

    Tópicos