Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    O que se sabe sobre o prédio que desabou parcialmente em Surfside, na Flórida

    Até o momento, bombeiros confirmaram uma morte e dezenas de desaparecidos

    Oficiais de emergência estão pedindo às pessoas que liguem para 305-614-1819 se tiverem parentes desaparecidos após o desabamento do prédio.
    Oficiais de emergência estão pedindo às pessoas que liguem para 305-614-1819 se tiverem parentes desaparecidos após o desabamento do prédio. Foto: Miami-Dade Fire Rescue

    Eliott C. McLaughlin, da CNN

    Dezenas de condomínios em uma torre residencial de Surfside, no estado norte-americano da Flórida, foram destruídos quando parte do prédio desabou na manhã desta quinta-feira (24). Pelo menos uma pessoa morreu, disse o prefeito Charles Burkett, e 99 pessoas estavam desaparecidas até o meio da tarde de quinta-feira, segundo o Departamento de Polícia de Miami-Dade.

    Uma operação de busca e resgate está em andamento depois que um lado do prédio desabou por volta da 1h30 (horário local) por motivos que permanecem sob investigação.

     Abaixo algumas informações sobre o edifício: 

    • Endereço: 8777, Collins Avenue
    • Construído em: 1981
    • Andares: 12
    • Residências: o prédio à beira-mar continha 136 unidades de um, dois e três dormitórios, de acordo com registros imobiliários.
    • Preço: a maioria dos condomínios varia de US $ 295.000 (para apartamentos de um quarto, em março de 2020) a $ 980.000 (para apartamentos de três quartos, em março de 2021), indicam os registros imobiliários. Uma cobertura de quatro quartos foi vendida por quase US $ 2,9 milhões no início deste ano.
    • Outras amenidades: Além de habitação, o edifício oferecia terraços, club room, quadras de tênis, fitness center, sauna, praia particular, piscina climatizada, garagem subterrânea e segurança 24 horas.
    Autoridades do sul da Flórida atenderam a emergência de desabamento parcial
    Autoridades do sul da Flórida atenderam a emergência de desabamento parcial em um prédio perto de Miami
    Foto: Polícia de Miami Beach /Twitter
    • Construção em andamento: O prédio estava passando por obras em seu telhado de concreto, disse Burkett, mas não está claro se a obra foi um fator para o colapso. O trabalho estava sendo feito para atender aos “padrões de 40 anos”, um fortalecimento do código de construção – com relação a atualizações e melhorias – promulgado após o furacão Andrew em 1992, disse a comissária do condado de Miami-Dade, Sally Heyman.
    • Prédio afundado na década de 1990: Shimon Wdowinski, professor do Instituto de Meio Ambiente da Florida International University, disse que determinou em um estudo no ano passado que o prédio apresentava sinais de afundamento nos anos 1990. O condomínio teve uma taxa de “subsidência” de cerca de 2 milímetros por ano de 1993 a 1999, de acordo com seu estudo, publicado pela primeira vez pelo “USA Today”.

    Embora Wdowinski tenha dito que esse afundamento por si só, provavelmente, não causaria o colapso do condomínio, pode ser um fator contribuinte. “Se uma parte do prédio se mover em relação à outra, isso pode causar alguma tensão e rachaduras”, explicou à CNN.

    • Qual a localização: Champlain Towers South é um dos três edifícios (também há torres leste e norte) que hospedam mais de 300 residências de condomínios. Ele está localizado ao longo da Atlantic Way em Surfside, a cerca de uma quadra de North Beach, Oceanside Park, e entre Bal Harbour ao norte e Miami Beach ao sul.

    A torre fica entre vários condomínios de luxo e torres de hotéis, incluindo o Four Seasons Hotel no The Surf Club, alguns quarteirões ao norte. Ivanka Trump e seu marido Jared Kushner teriam se mudado para uma residência próxima no início deste ano.

    • Quem mora em Surfside: A população é de 5.700 habitantes. Cerca de 54% dos residentes são brancos, não hispânicos, enquanto 45% se identificam como latinos ou hispânicos, de acordo com o US Census Bureau. Em 2018, Surfside era o lar de cerca de 2.500 residentes judeus ortodoxos, de acordo com o The Times of Israel, e há pelo menos cinco sinagogas a uma curta distância das Torres Champlain.
    • Mais sobre Surfside: A cidade fica em uma ilha barreira entre a Baía de Biscayne e o Oceano Atlântico. O aluguel médio é de cerca de US $ 2.000; a renda familiar média é de $ 69.000; e o valor médio da casa é de $ 626.000, dizem os registros do censo de julho de 2019.

    (Texto traduzido, leia original em inglês aqui)