Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Avião com doses da vacina da Janssen chega ao Rio nesta quinta-feira (24)

    Pouso está previsto para 18h40 no Aeroporto Santos Dumont; expectativa da Secretaria de Saúde é começar a distribuir o imunizante no sábado (26)

    Rio de Janeiro recebe lote com 132 mil doses da vacina da Janssen nesta quinta-feira (24)
    Rio de Janeiro recebe lote com 132 mil doses da vacina da Janssen nesta quinta-feira (24) Foto: Paul Hennessy/SOPA Images/LightRocket via Getty Images

    Isabelle Resende, da CNN, no Rio de Janeiro

    O avião com as 132 mil doses da vacina da Janssen contra a Covid-19 chega ao Rio de Janeiro na noite desta quinta-feira (24). O pouso está previsto para  às 18h40, no Aeroporto Santos Dumont. De lá as doses, vão para a Coordenação Geral de Armazenagem, que fica em Niterói, na Região Metropolitana do estado. 

    O imunizante começará a ser distribuídos no sábado (26), para os 92 municípios fluminenses. Aeronaves das Polícias Civil e Militar serão usadas para fazer a entrega das doses para as cidades do interior. Já os municípios da Região Metropolitana vão receber o imunizante por via terrestre.

    A previsão é de que a vacina da Janssen comece a ser aplicada na população a partir da próxima segunda-feira (28).

    A decisão do secretário estadual de saúde, Alexandre Chieppe, de distribuir as doses para todas as cidades do estado, contraria a recomendação do Ministério da Saúde para que os imunizantes, neste primeiro momento, fossem aplicados apenas nas capitais – os estados têm autonomia para distribui as vacinas de acordo com as demandas internas.  

    O imunizante da Janssen é aplicado em dose única e utiliza a tecnologia de vetor viral, ou seja, um vírus enfraquecido que transporta os genes virais para dentro das células, estimulando a resposta imunológica do organismo.

    Na segunda-feira (14), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a prorrogação da validade da vacina, que passa a ser de quatro meses e meio. Dessa forma, esses primeiros lotes vencem no dia 8 de agosto.

    Proteção elevada

    A vacina da Janssen demostrou que, 28 dias após a vacinação, apresenta 85% de eficácia na prevenção de formas severas da doença, além de proteção completa contra hospitalização e morte relacionadas à Covid-19.

    A eficácia geral na prevenção da doença é moderada a severa, depois de 28 dias da vacinação. Os dados de eficácia e segurança se baseiam em estudo com mais de 43 mil participantes em oito países de três continentes, incluindo o Brasil.

    Na quarta-feira (23), foram distribuídas mais 1 milhão de doses da vacina Oxford/Astrazeneca para 89 municípios do estado. Rio de Janeiro, Volta Redonda e Niterói já fizeram a retirada dos imunizantes na segunda (21) e terça-feira (22). 

    Com isso, a vacinação que havia sido interrompida em pelo menos duas cidades da Região Metropolitana, Duque de Caxias e Mesquita, será retomada nesta quinta-feira (24).