Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Senado americano confirma os secretários de Defesa, Estado e Tesouro Nacional

    Os indicados por Joe Biden passaram por uma audiência no senado americano

    Will Marinho, da CNN, em São Paulo

    O senado americano aprovou, nesta quarta-feira (19), os nomes de Antony Bliken, Lloyd Austin e Janet Yellen para as secretarias do Estado, Defesa e Tesouro Nacional, respectivamente. A confirmação veio após o processo de audiência realizada com cada um dos nomes.

    Uma vez nomeados, os secretários assumem prontamente após a posse do presidente eleito, Joe Biden, agendada para esta quarta-feira (20).

    Estado

    Para ocupar a secretaria de Estado, o nome escolhido foi o do diplomata Antony Bliken, que já atuou como secretário de Estado Adjunto dos Estados Unidos de 2015 a 2017 e assessor adjunto de Segurança Nacional de 2013 a 2015 na gestão de Barack Obama. 

    Antony Blinken trabalhou como conselheiro de Segurança Nacional do vice Biden
    Antony Blinken trabalhou como conselheiro de Segurança Nacional do então vice-presidente Biden
    Foto: Reprodução – 04.mar.2016 / Reuters

    Em sua fala durante a audiência de confirmação, Bliken enfatizou que o novo governo garantirá que o Irã não tenha acesso a armas nucleares. “Uma responsabilidade urgente do nosso governo é fazer tudo o que pudermos para evitar que o Irã adquira registro ou obtenha armas nucleares em curto prazo.”, disse o novo secretário.

    Bliken também pontuou que a China é uma dificuldade para o país. “Não há dúvidas de que a China representa o desafio mais significativo dos Estados Unidos. Devemos começar a abordar o país em uma posição de força, não de fraqueza”, explicou.

    Defesa

    O general aposentado Lloyd Austin foi confirmado para atuar como o 28º Secretário de Defesa dos Estados Unidos. Com quatro décadas atuando pelo serviço militar, Austin tem uma longa história junto ao Pentágono. O general também já trabalhou com Joe Biden no passado durante a gestão Obama.

    Austin pode se tornar o primeiro negro a liderar o Pentágono
    Austin é o primeiro negro a liderar o Departamento de Defesa
    Foto: REUTERS/Kevin Lamarque 

    Em seu discurso de abertura para a audiência de confirmação, Austin prometeu “lutar para livrar o país de extremistas e racistas”. 

    “O trabalho do Departamento de Defesa é manter a América protegida de nossos inimigos. Mas não podemos fazer isso se alguns desses inimigos estiverem dentro do nosso próprio país”, disse Austin.

    Tesouro Nacional

    Na chefia do Departamento do Tesouro Nacional, a escolha de Biden foi Janet Yellen. A economista será a primeira mulher a ocupar o posto. Ela já foi presidente do Federal Reserve, equivalente ao Banco Central nos Estados Unidos.

    Janet Yellen
    Janet Yellen, ex-presidente do Federal Reserve e nova secretária do Tesouro
    Foto: Christopher Aluka Berry/REUTERS

    Durante a sua fala na audiência de confirmação, Yellen defendeu o pacote fiscal de US$ 1,9 trilhão proposto na semana passada por Joe Biden. Em um contexto de juros básicos entre 0% a 0,25%, ela disse ser preciso “agir com grandeza” na política fiscal para superar a crise e evitar uma recessão prolongada.

    “É essencial pôr o orçamento público em uma trajetória sustentável, mas é preciso oferecer apoio fiscal agora. Responsabilidade fiscal neste momento de crise é oferecer estímulo”, declarou a nova secretária.

    Tópicos