Senadores democratas barram pacote de estímulo trilionário de Donald Trump
Segundo os oposicionistas, o governo falhou em dar mais proteção aos trabalhadores ou impor mais restrições às empresas
Os senadores democratas dos Estados Unidos deram um forte golpe no presidente americano Donald Trump. Em votação realizada neste domingo, os parlamentares da oposição bloquearam o pacote de estímulo à economia que superaria o US$ 1 trilhão. Segundo os oposicionistas, o governo falhou em dar mais proteção aos trabalhadores ou nem mesmo em impor restrições às empresas que fossem resgatadas, como manutenção de empregos.
A votação terminou empatada em 47 a 47 e derrubou aquele que seria o maior pacote econômico dos Estados Unidos. Eram necessários 60 votos favoráveis para a medida avançar.
A decisão também derrubou os índices futuros de Nova York em mais de 5%. Tanto o Dow Jones (INDU), quanto o S&P 500 (SPX) e Nasdaq caíam na mesma proporção.
As bolsas asiáticas também começam a sofrer – o índice futuro da bolsa japonesa também apresentava queda de 1,5% às 20:45.
Mais cedo, o presidente Trump anunciou que os casos de americanos infectados pelo coronavírus ultrapassaram os 32.000. Até agora, pelo menos 400 pessoas morreram nos Estados Unidos por causa da doença. O epicentro da doença está no estado de Nova York, com mais de 15.000 infectados.
O governador de Nova York, Andrew Cuomo, na manhã desta segunda, disse que espera que entre 40% e 80% da população do estado seja infectado durante a pandemia. Em entrevista à CNN, James Phillips, que além de comentarista também é professor de medicina na The George Washingon University, acredita que a estimativa de Cuomo é bem realista.
Futuro
Legisladores podem votar novamente em uma moção para prosseguir, caso cheguem a um acordo sobre os esboços do pacote de resgate, mas o senador republicano Mitch McConnell (Kentucky) criticou os Democratas no Senado após a votação. “Estamos de volta à estaca zero”, disse McConnell após o fracasso da votação. Ele disse que tentaria novamente em um momento de sua escolha.
O líder da maioria no Senado, Chuck Schumer (Democratas, Nova York), disse que o pacote a ser avaliado é uma tentativa republicana de direcionar ajuda às empresas. Ele pediu mais ajuda aos trabalhadores e auxílio a hospitais e profissionais de saúde. “A legislação não melhorou o suficiente (…) para obter os votos necessários para prosseguir”, disse ele.
O governo Trump prometeu continuar trabalhando em direção a um acordo. “Continuaremos a trabalhar com Democratas e Republicanos em um pacote para finalizá-lo hoje à noite”, disse Eric Ueland, diretor legislativo da Casa Branca.
* (Com informações da Reuters e Estadão Conteúdo)