Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    EUA e aliados pedem que Israel estabeleça objetivos claros para invasão terrestre de Gaza

    Autoridades de Defesa alertaram contra uma ocupação prolongada e deram ênfase em evitar baixas civis

    Natasha BertrandKatie Bo LillisOren Liebermannda CNN

    Os Estados Unidos e seus aliados têm pedido a Israel para ser estratégico e claro sobre os seus objetivos se e quando lançar uma invasão terrestre contra a Faixa de Gaza, alertando contra uma ocupação prolongada e colocando ênfase em evitar baixas civis, disseram autoridades dos EUA e do Ocidente à CNN.

    Ainda assim, em discussões privadas com os seus homólogos israelenses, as autoridades de Defesa ocidentais não tentaram dissuadir Israel de avançar contra Gaza com forças terrestres, ponderaram as fontes.

    Veja também — Lourival Sant’Anna: Reféns são carta na manga do Hamas para conter Israel

    “O nosso conselho para eles não é ‘não façam isso’, porque respeitamos completamente o seu direito de perseguir o Hamas e isso significa ir atrás deles onde quer que estejam”, destacou um ministro da Defesa da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), a aliança militar ocidental, à CNN.

    “Portanto, não se trata de ‘não faça isso’, mas sim de ‘pense no que acontecerá e tenha uma estratégia, não apenas uma manobra tática’. Esperamos que Israel atue dentro do direito humanitário internacional, mas entendemos que eles estão lidando com um inimigo aqui”, adicionou.

    O presidente dos EUA, Joe Biden, expressou sentimento semelhante em uma entrevista ao programa “60 Minutes”, da CBS, na semana passada.

    Embora tenha dito que “eliminar os extremistas é um requisito necessário” para Israel, “o Hamas e os extremistas do Hamas não representam todo o povo palestino. E penso que seria um erro Israel ocupar Gaza novamente”.

    Na quarta-feira (18), enquanto estava em Tel Aviv, Biden também alertou em comentários públicos que a liderança em tempo de guerra “requer clareza sobre os objetivos e uma avaliação honesta sobre se o caminho que você está trilhando alcançará esses objetivos”.

    Uma autoridade israelense confirmou que estas discussões com os Estados Unidos e outros aliados estão ocorrendo.

    Um alto funcionário israelense afirmou nesta sexta-feira (20) que “Israel está bem ciente das questões humanitárias e está tomando medidas para resolvê-las em cooperação com o governo dos EUA. Foi o Hamas quem transformou os 2 milhões de habitantes de Gaza em escudo humano”.

    Tópicos