Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Adolescente cai da ponte durante confronto policial em protestos no Chile

    Câmeras de segurança da região mostram imagens do policial suposamente empurrando o jovem. O vídeo viralizou nas redes sociais

    da CNN, em São Paulo

    Uma manifestação em Santiago, capital do Chile, na noite de sexta-feira (02) foi marcado por uma tragédia: um adolescente de 16 anos despencou de uma ponte no rio Mapocho, perto da Plaza Italia, no momento em que policiais tentavam conter o protesto. Manifestantes afirmam que o adolescente foi empurrado. 

    Imagens de vídeo mostram quando o policial se aproxima do jovem e parece empurrá-lo pelas costas contra a agrade de proteção da ponte, até o garoto despencar a uma altura de aproximadamente 8 metros no leito seco do rio Mapocho.

    As imagens viralizaram nas redes sociais. Diante da repercussão, o policial foi detido, e o Ministério Público do país apura o caso.

    Leia também:
    Protestos marcam 3º aniversário de independência frustrada na Espanha
    Azerbaijão diz que forças armênias bombardearam mais uma cidade do país

    De acordo com a “Defensoria da Criança de Santiago”, o adolescente foi internado no hospital particular Clínica Santa María, em Santiago. Segundo o hospital, ele sofreu traumatismo craniano e fraturas nos punhos. Apesar disso, ele vem apresentando melhoras. 

    A clínica também informou que o adolescente passou por uma cirurgia por causa das fratruras. “Neste momento, ele está em observação na Unidade de Cuidados Intermediários e sua condição é estável e ele está fora de risco”, afirmou o hospital. 

    O governo do Chile se manifestou no sábado (3) sobre o caso. “O governo lamenta profundamente o ocorrido ontem na Ponte Pio Pono do Rio Mapocho, faz votos sinceros pela rápida recuperação do jovem e oferece toda a ajuda e apoio necessários à sua família”, disse, em nota. 

    O caso

    Cerca de 2 mil pessoas se reuniram na rotatória central da capital, no primeiro dia de manifestações de outubro, com o objetivo de ocupar a praça em protesto contra a desigualde social no país e contra medidas do presidente Sebastián Piñera.

    A polícia foi ao local para tentar impedir a manifestação e utilizou lançadores de água blindados e gás lacrimogêneo .

    A polícia chilena garantiu, por meio do Twitter, que iniciou investigações para apurar os fatos do acontecimento. “Em incidentes ocorridos nas proximidades da Plaza Baquedano (Plaza Italia) e, por causas que estão sendo investigadas, uma pessoa caiu no rio Mapocho da ponte Pío Nono. O atendimento de ambulâncias e bombeiros é coordenado. Foi feita uma denúncia ao Ministério Público ”, relatou os Carabineros (polícia chilena), na sexta-feira (02).

    (Com Reuters e CNN Chile)

    Tópicos