Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Paraguai declara estado de emergência por incêndios florestais

    Região do Chaco está sendo devastada por chamas

    Helicóptero enviado para combater incêndios no Paraguai
    Helicóptero enviado para combater incêndios no Paraguai Foto: Repdrodução/Twitter @presidenciapy (30.set.2020)

    Reuters

    O Congresso do Paraguai declarou uma emergência nacional na quinta-feira (1º) em reação aos incêndios florestais que estão devastando grandes partes da região semiárida do Chaco, que abriga fazendas de gado, onças-pintadas e muitos povos indígenas.

    A declaração de emergência reforça os fundos de combate ao fogo e possibilita um pedido de ajuda internacional para domar as chamas, que surgiram por todo o país.

    Autoridades disseram que duas aeronaves de combate a incêndios chegaram ao Paraguai e serão usadas nas regiões atingidas mais duramente.

    Os vizinhos regionais Argentina, Bolívia e Brasil também estão tendo dificuldades para conter incêndios, que ameaçam alcançar níveis históricos em meio à seca e ao clima seco.

    Leia também:

    Com fim do mês, Pantanal tem ano com mais queimadas da história

    Mais de 40 espécies de animais estão ameaçadas pelo fogo no Pantanal

    O Secretariado Nacional de Emergência paraguaio (SEN) disse que detectou 5.231 incêndios em 24 horas, a maioria na região densamente arborizada do Chaco.

    O chefe do SEN, Joaquin Roa, classificou a região como um “terreno fértil… para incêndios florestais”. Não há previsão de chuva e as temperaturas do ar estão subindo.

    “Todos os incêndios que foram gerados estão controlados, mas não vencemos a batalha, não podemos baixar a guarda”, disse Roa.

    O Diretório de Meteorologia do país disse que não prevê chuva antes de 7 de outubro.