Veja a lista de 30 convidados para funeral de príncipe Philip neste sábado
Entre os convidados, os príncipes William e Harry caminharão atrás do caixão do duque de Edimburgo com o pai, Charles, e outros membros da família real
O Palácio de Buckingham revelou as 30 pessoas que formarão a congregação no funeral do duque de Edimburgo, no sábado (17). O príncipe Philip, que morreu na sexta-feira passada, aos 99 anos, será sepultado no sábado às 11h, horário de Brasília, na Capela de St. George, em Windsor, a oeste de Londres.
Os preparativos para o funeral estão em andamento há muitos anos, mas alguns serviços tiveram que ser cancelados devido à pandemia. A congregação consistirá apenas em familiares próximos e amigos do patriarca.
No entanto, a cerimônia manterá as tradições coloridas de um funeral real e “será uma celebração das relações militares do duque e de momentos da vida pessoal de Sua Alteza Real”, disse um porta-voz do Palácio de Buckingham, na quinta-feira (15).
O porta-voz do palácio disse que a família estava grata pelas mensagens de condolências enviadas de todo o mundo.
“As homenagens recebidas de jovens e idosos são um testemunho verdadeiro da vida notável e dos esforços duradouros de Sua Alteza Real”, acrescentou.
Mais de 700 militares da Marinha Real – composto pela Royal Navy e pelos Royal Marines -, do Exército Britânico e da Força Aérea Real fornecerão apoio cerimonial.
Os príncipes William e Harry se reunirão para caminhar atrás do caixão do duque de Edimburgo com o pai, Charles, e outros membros da família real, como parte de uma procissão privada antes do funeral, no sábado.
Embora a rainha não participe da procissão antes da cerimônia religiosa, o príncipe Charles e sua irmã, a princesa Anne, seguirão o Land Rover especialmente modificado, que levará o caixão do duque até a capela. O trajeto deve demorar cerca de oito minutos.
Os irmãos de Charles, Edward e Andrew, participarão da procissão imediatamente atrás o irmão. William e Harry virão em seguida, mas estarão separados por seu primo Peter Philips. E atrás deles estarão os últimos membros da família, o marido de Anne, o vice-almirante Tim Laurence, e o conde de Snowdon, Antony Armstrong-Jones.
Membros da realeza que não estão envolvidos na procissão, como a duquesa da Cornualha e a duquesa de Cambridge, se juntarão à monarca de 94 anos para assistir ao desfile fúnebre do lado de fora, no átrio de entrada da capela. Isso também inclui parentes de sangue do duque, incluindo os sobrinhos-netos de Philip, o príncipe herdeiro de Baden e o príncipe de Hohenlohe-Langenburg.
A decisão de alguns membros da realeza de andar atrás do caixão inevitavelmente causará comparações com o funeral da princesa Diana, em 1997, quando Charles, William e Harry participaram de uma procissão semelhante ao lado do príncipe Philip e do irmão de Diana, Earl Spencer.
O memorial de sábado será diferente de qualquer outro funeral real recente devido à pandemia do coronavírus. A congregação usará máscaras o tempo todo, disse o porta-voz do palácio.
De acordo com os desejos do duque, será uma cerimônia e não um evento oficial, e todos os preparativos serão realizados dentro do Castelo de Windsor, sem engajamento público, respeitando as medidas de distanciamento contra a Covid-19.
Rompendo com a tradição, os membros da família real não usarão uniformes militares, mas sim casacos matinais com medalhas ou trajes diurnos, acrescentou o porta-voz.
A discussão sobre as roupas surgiu recentemente, depois que alguns meios de comunicação britânicos relataram que o príncipe Andrew desejava usar um uniforme de almirante. Andrew se afastou de seus deveres reais em 2019 por causa de seus laços com o financista e pedófilo condenado Jeffrey Epstein.
O duque de York ingressou na Marinha Real em 1979 como oficial e depois especializou-se como piloto. Ele foi promovido ao posto de vice-almirante em 2015, quando completou 55 anos. Ele deveria ser elevado à posição de almirante em seu 60º aniversário, mas isso não aconteceu depois de uma entrevista desastrosa com a BBC quando ele falou sobre seu relacionamento com Epstein.
A decisão de não utilizar uniformes também evitará um problema recentemente enfrentado pela família, com o príncipe Harry perdendo seus títulos militares honorários quando decidiu deixar o cargo de membro sênior da família real, com sua esposa, Meghan, em março passado.
Harry foi alistado nas Forças Armadas Britânicas por quase uma década antes de terminar seu serviço militar, em 2015. Ele serviu duas vezes no Afeganistão e alcançou o posto de capitão, em 2011. Ele também se qualificou como comandante de uma aeronave Apache.
Durante a cerimônia, um coro cantará músicas selecionadas por Philip para a ocasião. Os participantes ficarão sentados, respeitando o distanciamento social. Uma ausência notável na cerimônia é a de cantos religiosos, atualmente proibido pelas diretrizes de saúde pública.
Após a cerimônia, o caixão será baixado na abóbada real abaixo da capela enquanto o coro canta o hino nacional.
Confira a lista completa de convidados que comparecerão ao funeral do Duque de Edimburgo:
1. Rainha
2. Príncipe de Gales
3. Duquesa da Cornualha
4. Duque de Cambridge
5. Duquesa de Cambridge
6. Duque de Sussex
7. Duque de York
8. Princesa Beatriz
9. Edoardo Mapelli Mozzi
10. Princesa Eugenie
11. Jack Brooksbank
12. Conde de Wessex
13. Condessa de Wessex
14. Lady Louise Windsor
15. Visconde Severn
16. Princesa Real
17. Vice-almirante Sir Timothy Laurence
18. Peter Phillips
19. Zara Phillips
20. Mike Tindall
21. Conde de Snowdon
22. Lady Sarah Chatto
23. Daniel Chatto
24. Duque de Gloucester
25. Duque de Kent
26. Princesa Alexandra
27. Bernhard, príncipe herdeiro de Baden
28. Príncipe Donato, landgrave de Hesse
29. Príncipe Philipp de Hohenlohe-Langenburg
30. Condessa Mountbatten da Birmânia
James Frater, da CNN, contribuiu para esta reportagem