Forte terremoto abala Turquia e Grécia e provoca mortes
Epicentro foi registrado a 17 km da costa da cidade turca de Izmir e com 16 km de profundidade
Um forte terremoto de 7 graus de magnitude abalou o Mar Egeu nesta sexta-feira (30) perto da Turquia e da Grécia, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, em inglês). Pelo menos 26 pessoas morreram e mais de 800 ficaram feridas.
O terremoto provocou desabamentos em diversas regiões na Turquia. Pessoas relataram nas redes sociais a ocorrência de pequenos tsunamis em algumas cidades da costa turca.
Na cidade de Izmir, as pessoas que estavam nos edifícios correram para as ruas em busca de proteção. O prefeito contou à CNN que ao menos 20 prédios foram destruídos na região.
Leia também:
Situação catastrófica, diz geólogo sobre terremoto que atingiu Turquia e Grécia
Especialista alerta para possibilidade de novos tremores no Mar Egeu
Também foram destruídos edifícios nas cidades de Bornova e Bayrakli, e outros apresentaram rachaduras.
Imagens exibidas por uma emissora local mostraram um carro coberto por escombros de um prédio que desabou e pessoas em busca de sobreviventes em meios aos destroços.
“É uma situação catastrófica (…) Mas é importante ressaltar que o impacto disso é muito relativo e depende muito da região. (…). A causa disso é a colisão de duas grandes placas tectônicas: Euroasiática e Africana. Mas é uma situação frequente, dentro do contexto geológico, naquela região do Mediterrâneo. Espanta as construções não terem sido preparadas para este tipo de evento”, avaliou o geólogo Pedro Luiz Cortês em entrevista à CNN.
“Nossas equipes continuam os trabalhos de busca no local”, disse o ministro do Interior da Turquia, Suleyman Soylu, no Twitter.
O epicentro do terremoto foi registrado a 17 km da costa de Izmir e com 16 km de profundidade, informou a Presidência de Gestão de Desastres e Emergências da Turquia (AFDA, em inglês).
Zeki Soysal, um morador de Izmir, contou à CNN que conseguiu deixar o prédio em que estava pouco antes de desabar. “Havia uma idosa no edifício, mas a salvamos, ela saiu. Há outro prédio perto desse. Eles continuam tentando retirar as pessoas”, disse ele.
O abalo também foi sentido a 14 km de Néon Karlovásion, na ilha grega de Somos. Os moradores da região, cuja população é de cerca de 45 mil habitantes, foram aconselhados a deixar as áreas costeiras.
“Foi um terremoto muito forte. É difícil ter um grande”, afirmou Eftyhmios Lekkas, chefe da organização de planejamento antissísmico da Grécia, à emissora Greece’s Skai.
(Com informações da Reuters)