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    Como a lua cheia ajudou a desobstruir o Canal de Suez

    Superlua fez maré subir até 46 centímetros acima do normal

    Katie Hunt, da CNN

    Um pouco de sorte vinda dos céus provavelmente tornou mais fácil para os engenheiros a tarefa de fazer flutuar novamente o gigantesco navio de contêineres que bloqueou o Canal de Suez, no Egito, por quase uma semana. 

    A lua cheia de domingo (28) levou a uma maré alta de primavera cerca de 46 centímetros acima do normal na segunda-feira (29), o que facilitou o processo de desencalhar o navio, de acordo com a Nasa, agência espacial americana. 

    Apesar do nome, as “marés de primavera” não têm relação com a estação. É um termo usado para designar as marés que surgem durante as luas nova e cheia, de acordo com o Serviço Ocêanico Nacional do Estados Unidos. 

    Embora existam de 12 a 13 luas cheias por ano, somente seis a oito são associadas a marés altas o suficiente para fazer o que aconteceu ontem, e isso porque a lua fica mais próxima da Terra durante esses fenômenos, segundo o meteorologia Judson Jones. 

    “Não é incomum que essas marés sejam até um pé (cerca de 30 centímetros) maiores do que as outras marés durante o ano quando a lua está mais distante da Terra”, disse Jones. “E não há dúvida de que essas marés altas foram parte da estratégia para conseguir deslocar esse navio imenso.”

    Essas seis a oito luas cheias são chamadas superluas, porque elas parecem maiores e mais cheias de brilho no céu. A superlua de março foi a primeira do ano e a expectativa é que seja a quarta mais brilhante deste ano. 

    O tráfego foi liberado nas duas direções no Canal de Suez na noite de segunda-feira, depois que rebocadores passaram várias horas trabalhando para liberar a proa do navio de contêineres Ever Given depois de terem feito o mesmo na popa um pouco antes. 

    A operação bem sucedida foi recebida com alegria e alívio, enquanto centenas de navios que ficaram presos na rota de navegação agora se preparam para retomar suas rotas. 

    O desafio agora é lidar com o acúmulo de navios que congestionam o canal. Com trabalho incessante, dia e noite, pode demorar até três dias para a situação ser normalizada.

    (Esta é uma matéria traduzida. Para ler a original, em inglês, clique aqui)

     

     

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