Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Navio pega fogo no Sri Lanka e autoridades temem ‘desastre ambiental histórico’

    Embarcação de contêineres estava carregada com produtos químicos como ácido nítrico e transportava ainda 350 toneladas métricas de óleo

    Por Helen Regan , Akanksha Sharma e Sophie Jeong , CNN

     

    Um navio de contêineres que foi atingido e pegou fogo 13 dias atrás na costa do Sri Lanka, desencadeando um dos piores desastres ecológicos da história do país, está agora afundando, disseram autoridades.

    Desde 20 de maio, a Marinha do Sri Lanka e a Guarda Costeira da Índia têm trabalhado sem parar para tentar impedir que isso aconteça enquanto o incêndio engolfou o navio de contêineres, que estava carregado com produtos químicos como ácido nítrico e transportava 350 toneladas métricas de óleo em seus tanques.

    A Autoridade de Proteção Ambiental Marinha do Sri Lanka (MEPA) alertou que o navio registrado em Singapura, chamado MV X-Press Pearl, poderia criar uma emergência de derramamento de óleo. Espera-se que praias ao longo de um trecho de 30 quilômetros de costa desde o ponto turístico de Negombo até Dikowita sejam atingidas.

    O incêndio, que durou quase duas semanas, levou a uma operação de limpeza em grande escala ao longo da costa oeste do Sri Lanka, enquanto milhões de micropelotas de plástico cobriam as praias próximas à capital Colombo. A pesca na área foi suspensa e ambientalistas alertaram que pássaros e a vida marinha poderiam ser ameaçados pela poluição de plásticos e produtos químicos.

    As autoridades temem um desastre maior se o óleo vazar para o oceano e lagoas próximas antes que o navio possa ser rebocado.

    O Ministro de Estado das Pescas do Sri Lanka, Kanchana Wijesekera, disse no Twitter que o X-Press Pearl estava “afundando na posição atual” e as atividades de pesca e outras embarcações foram impedidas de entrar na Lagoa de Negombo.

    “Medidas de emergência estão (sendo) tomadas para proteger a lagoa e áreas adjacentes para conter os danos de qualquer entulho ou em caso de vazamento de óleo”, acrescentou Wijesekera.

    Imagens do navio compartilhadas pela Marinha do Sri Lanka mostraram o navio porta-contêineres com sua popa parecendo estar submersa na água enquanto a fumaça continua subindo de sua proa.

    Wijesekera disse que o X-Press Pearl estava sendo “rebocado para águas profundas” por uma empresa de salvamento e a marinha.

    Em um comunicado, o operador do navio cargueiro, X-Press Feeders, disse que uma equipe de inspeção conseguiu embarcar no navio na terça-feira após apagar o incêndio e descobriu que a sala de máquinas estava inundada.

    “Agora há preocupações sobre a quantidade de água no casco e seu efeito na estabilidade do navio”, disse o X-Press Feeders na quarta-feira. Uma tentativa anterior de rebocar o navio foi abortada na terça-feira devido a uma grande ondulação no oceano, disse a agência.

    Navio de contâiners em chamas na costa do Sri Lanka (02 de junho de 2021)
    Autoridades do Sri Lanka temem um desastre maior se o óleo vazar antes do navio ser rebocado (02 de junho de 2021)
    Foto: Reprodução / CNN Internacional

    Em um post no Facebook na quarta-feira, o MEPA disse que a causa do naufrágio foi devido a um vazamento de água na parte de trás do navio.

    O X-Press Pearl estava navegando de Gujarat, na Índia, a Colombo, quando um incêndio eclodiu a bordo em 20 de maio, quando estava a nove milhas náuticas da costa do Sri Lanka.

    Ele carregava 1.486 contêineres quando o incêndio começou, 81 dos quais continham “mercadorias perigosas”, incluindo 25 toneladas métricas de ácido nítrico, de acordo com o X-Press Feeders. Os outros produtos químicos a bordo do navio ainda não foram confirmados.

    As autoridades do Sri Lanka lançaram investigações criminais e civis sobre como o incêndio começou.

    A X-Press Feeders disse que é “muito cedo para dizer”, mas havia relatado anteriormente que um dos contêineres a bordo estava vazando ácido nítrico em suas paradas anteriores no Porto de Hamad no Qatar e no Porto de Hazira na Índia. A empresa disse que “o conselho dado foi que não havia instalações especializadas ou especialistas imediatamente disponíveis para lidar com o vazamento da unidade.”

    Texto traduzido. Leia o original em inglês.

    Navio de contâiners em chamas na costa do Sri Lanka (02 de junho de 2021)
    Navio de contâiners em chamas na costa do Sri Lanka (02 de junho de 2021)
    Foto: Reprodução / CNN Internacional

    Tópicos