Presidente do México, López Obrador testa positivo para o novo coronavírus
O mandatário, que raramente usa máscara, tem enfrentado críticas generalizadas por sua forma de lidar com a pandemia
O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, anunciou na noite de domingo (24) que testou positivo para o novo coronavírus. Tuitando de sua conta oficial, disse que seus sintomas são leves e que está recebendo tratamento médico.
“Lamento informar que estou infectado com a Covid-19. Os sintomas são leves, mas já estou em tratamento médico. Como sempre, estou otimista. Todos nós vamos seguir em frente. A Dra. Olga Sánchez Cordero me representará pela manhã para relatar como o fazemos todos os dias”, disse.
O presidente, também conhecido como AMLO, acrescentou que continuará suas funções no Palácio Nacional, que incluem fazer um telefonema para o presidente russo, Vladimir Putin, para discutir a compra da vacina russa Sputnik V.
“Estarei ciente dos assuntos públicos do Palácio Nacional. Por exemplo, amanhã responderei a uma ligação do presidente Vladimir Putin porque, independentemente das relações de amizade, existe a possibilidade de que nos enviem a vacina Sputnik V.”
O México é um dos 17 países do mundo que relatou mais de 1 milhão de casos de Covid-19. Mortes e novos casos confirmados aumentaram constantemente em todo o país desde o início de outubro e os números diários recentes são alguns dos mais altos desde o início da pandemia.
De acordo com a Universidade Johns Hopkins, o México registrou pelo menos 1.752.347 casos de Covid-19 e 149.084 pessoas morreram do vírus no país. Na Cidade do México, a cidade mais atingida, quase 30 hospitais públicos relatam ter atingido 100% da capacidade e muitos outros estão se aproximando dessa marca.
A chefe de governo da capital, Claudia Sheinbaum, pediu aos residentes que não saiam a menos que seja absolutamente necessário. Em dezembro, a Cidade do México e o estado do México foram colocados no “nível vermelho”, a medida mais alta no sistema de alerta de semáforo do país para restrições Covid-19.
As medidas mais estritas incluíram o fechamento de refeitórios internos e apenas setores essenciais como transporte, energia, saúde e construção permaneceram abertos.
López Obrador, que raramente usa máscara, tem enfrentado críticas generalizadas por sua forma de lidar com a pandemia. O México tem uma das taxas de teste mais baixas de qualquer grande país do mundo, e o teste costuma ser caro e difícil de conseguir.