UE permite turistas vacinados, mas vai rediscutir regra a cada duas semanas
Os países que mais dependem do turismo já começaram a suspender algumas regras
Os 27 países da União Europeia (UE) concordaram em flexibilizar as regras para receber turistas de outros países. Pessoas totalmente vacinadas e de nações com baixo índice de casos de Covid-19 poderão entrar no bloco.
As novas regras vão ser revisadas a cada duas semanas e também incluem um sistema de freio de emergência, que permite a introdução rápida de restrições a países onde haja a disseminação de novas variantes.
Os pontos acordados entre os membros do bloco ainda precisam ser aprovados pelo Conselho Europeu, o que acontece ainda nessa semana. Porém, os países que mais dependem do turismo já começaram a suspender algumas medidas por conta própria.
Novas regras
Segundo a recomendação, os membros podem aceitar cidadãos estrangeiros imunizados completamente com uma das vacinas aprovadas pela agência reguladora de medicamentos da Europa, que são Pfizer, AstraZeneca, Moderna e Johnson & Johnson.
A permissão também pode ser estendida para imunizantes que receberão aprovação da Organização Mundial da Saúde (OMS), como a chinesa Sinopharm. A Coronavac e a Sputnik V ainda estão em análise.
Já a flexibilização de países com boa situação epidemiológica deve se expandir de 25 para 75 casos acumulados a cada 100 mil habitantes nas duas semanas anteriores. O número é menor que a própria média da UE que, segundo o portal Our World in Data, é de 216 infecções para o mesmo número de pessoas.
O critério vai permitir a inclusão de cerca de 40 países na lista de origens seguras. O Brasil continua de fora do grupo.