ONU diz que produção de pão é limitada em Gaza; estoque de comida deve durar uma semana
Apenas um dos cinco moinhos de farinha estão em funcionamento na Faixa de Gaza, segundo a organização
O Programa Mundial Alimentar das Nações Unidas (ONU) atualizou, nesta terça-feira (17), informações sobre a questão alimentar na Faixa de Gaza e afirmou que o estoque de comida na região deve durar uma semana.
A ONU entrou em contato com diversos comércios e mercados em Gaza. Devido ao fechamento das fronteiras, em especial em Rafah, entre Gaza e o Egito, mercadorias e suprimentos não conseguem chegar à região.
Além disso, segundo a ONU, apenas um dos cinco moinhos de farinha estão em funcionamento. Por conta disso, os residentes da Faixa de Gaza ficarão sem pão, aponta a organização, uma vez que apenas uma das 23 padarias consultadas pela ONU tem o produto fresco.
O Egito já declarou que tem a intenção de autorizar a passagem de ajuda humanitária em Rafah, mas precisa coordenar a ação com Israel por questões de segurança.
Israel, por sua vez, afirmou que permitirá a entrada de ajuda humanitária no sul da Faixa de Gaza, disse o conselheiro de Segurança Nacional, Tzachi Hanegbi. Porém, avisou que a entrada seria interrompida se descobrir que o Hamas está intervindo.
VÍDEO – Egito quer garantia de Israel para liberar fronteira
A ajuda “precisa ser dirigida apenas àqueles que fogem e não ao Hamas”, disse Hanegbi, em uma coletiva de imprensa, acusando o Hamas de “roubar seu esconderijo”.
(Publicado por Eduardo Saraiva, com informações de Derla Cardoso, da CNN)