Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Comissão decide que segundo debate presidencial entre Trump e Biden será virtual

    Decisão de mudar formato do encontro, marcado para a quinta-feira (15), foi tomada após o diagnóstico positivo do republicano para o novo coronavírus

    Da CNN

    A Comissão de Debate Presidencial dos Estados Unidos anunciou nesta quinta-feira (8) que o segundo debate entre o republicano Donald Trump e o democrata Joe Biden, programado para a quinta-feira (15), será realizado virtualmente.

    A decisão de mudar o formato de realização do encontro foi tomada após o diagnóstico positivo para o novo coronavírus de Trump, na sexta-feira (2). A comissão não consultou nem a campanha de Biden nem a de Trump antes de decidir pela alteração.

    “O segundo debate presidencial terá a forma de uma reunião [em que eleitores podem fazer perguntas], na qual os candidatos participarão de locais remotos diferentes”, disse a comissão, em nota.

    “Os eleitores que participarão do encontro e o moderador, Steve Scully, produtor-executivo sênior e editor político da C-SPAN Networks, estarão no Adrienne Arsht Center for the Performing Arts do Condado de Miami-Dade, em Miami, na Flórida. O ‘The White House Pool’ fará a cobertura do evento”, completou a comissão.

    Assista e leia também:
    Trump diz que não participará de debate virtual com Biden
    Eleições dos EUA: Assista à íntegra do debate de vices entre Kamala e Pence
    Confira a agenda de debates dos candidatos a presidente e vice nos EUA

    O republicano Donald Trump e o democrata Joe Biden durante primeiro debate
    O republicano Donald Trump e o democrata Joe Biden durante primeiro debate presidencial nos EUA
    Foto: Reprodução/CNN (29.set.2020)

    Pouco depois do anúncio da mudança no formato do debate, Trump afirmou em entrevista por telefone à Fox News que não participará de um debate virtual.

    Além disso, o gerente da campanha do republicano divulgou nota em que classificou a mudança de unilateral e disse que ela tem o objetivo de ajudar Biden.

    “É patético que as criaturas do pântano na Comissão de Debate Presidencial se apressem para defender Joe Biden, cancelando unilateralmente um debate presencial. Não é disso que tratam ou como são feitos os debates”, disse Bill Stepien.

    Já a campanha de Biden afirmou que o democrata está disposto a participar do segundo debate, ainda que ele seja realizado de forma remota.

    “O vice-presidente Biden está ansioso para conversar diretamente com o povo americano e comparar seus planos para unificar e reconstruir melhor o país com a liderança falha de Donald Trump contra o coronavírus, que jogou a forte economia que ele herdou na pior recessão desde a Grande Depressão [também conhecida como Crise de 1929]”, disse a vice-gerente de campanha democrata, Kate Bedingfield.

    (Com informações de Chandelis Duster, da CNN, Fabricio Julião, da CNN, em São Paulo, e da Reuters)

    Tópicos