Papa Francisco abre Semana Santa com basílica vazia em meio a pandemia
Papa pediu às pessoas que para não se preocuparem tanto com o que lhes falta neste momento, mas como podem aliviar o sofrimento dos outros
O papa Francisco participou de um Domingo de Ramos em uma Basílica de São Pedro vazia, fazendo um apelo às pessoas que vivem na pandemia de coronavírus a não se preocuparem tanto com o que lhes falta, mas como podem aliviar o sofrimento dos outros.
A celebração, que inicia os eventos da Semana Santa que antecedem a Páscoa, geralmente atrai dezenas de milhares de pessoas para uma Praça de São Pedro enfeitada com oliveiras e palmeiras. O ritual normalmente inclui uma longa procissão de cardeais, padres e fiéis carregando folhas de palmeiras.
Papa Francisco durante celebração de missa de abertura da Semana de Páscoa (5.abr.2020)
Foto: Alberto Pizzoli/Pool via Reuters
Desta vez, foi realizada em um altar secundário atrás do principal que Francisco normalmente usa e com a presença de apenas duas dúzias de pessoas, incluindo alguns assessores, freiras e um coro reduzido, todos praticando distanciamento social.
A procissão simbólica tinha apenas vários metros de comprimento e algumas oliveiras em vasos foram trazidas.
A missa foi transmitida na televisão e na internet para muitos milhões. Igrejas em países ao redor do mundo estavam realizando celebrações virtuais semelhantes nesta semana por causa de restrições de reuniões.
Os poucos presentes à missa do Domingo de Ramos comandada pelo Papa Francisco sentaram à distância, separados por ramos de palmeiras (5.abr.2020)
Foto: Alberto Pizzoli/Pool via REUTERS
Em uma figura solitária, Francisco ouviu três sacerdotes lerem o relato do evangelho da entrada de Jesus em Jerusalém e ser aclamado como messias.
A Semana Santa marca o período em que os cristãos comemoram os eventos que cercam os princípios fundamentais de sua fé – que Jesus foi traído, crucificado e ressuscitou.
(Por Philip Pullella)