Reino Unido recebe lotes e projeta até 800 mil doses de vacina na próxima semana
As primeiras doses da vacina contra a Covid-19 produzida pela Pfizer com a BioNTech chegaram ao Reino Unido, que deve iniciar imunização em dias
As primeiras doses da vacina Covid-19 produzida pela Pfizer com a BioNTech chegaram ao Reino Unido nesta quinta-feira (3) – um dia depois de o país aprovar a distribuição da vacina, segundo a mídia britânica.
A Pfizer e o governo britânico não quiseram comentar o fato com a CNN, citando razões de segurança.
O Departamento de Saúde do Reino Unido disse à CNN que até 800 mil doses da vacina serão disponibilizadas na próxima semana.
Leia também:
Reino Unido não analisou dados da Pfizer cuidadosamente como os EUA, diz Fauci
Pfizer ainda não sabe se pessoas podem transmitir Covid-19 após receber vacina
As vacinas foram transportadas por uma frota de caminhões não identificados através do Eurotunnel da Bélgica e estão a caminho de instalações de armazenamento não divulgadas na Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte, de acordo com uma afiliada da CNN, a ITV News.
A vacina em demanda será distribuída a partir dessas instalações de armazenamento no início da próxima semana para 50 centros hospitalares que atuam como pontos de vacinação, de acordo com o ministério da saúde.
Mais cedo, na quinta-feira, o vice-chefe médico da Inglaterra, Jonathan Van-Tam, disse esperar “receber (a vacina da Pfizer) em breve no Reino Unido, e quero dizer horas, não dias”, em entrevista à rádio BBC.
O Reino Unido se tornou o primeiro país ocidental a autorizar o uso de uma vacina contra o novo coronavírus.
O país encomendou 40 milhões de doses do Jab da Pfizer, o suficiente para vacinar 20 milhões de pessoas – cerca de um terço da população do Reino Unido – já que a vacinação envolve duas injeções administradas com pelo menos três semanas de intervalo.