Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    EUA vão comprar gelo seco para armazenar vacina da Pfizer, diz fonte

    Governo vai pagar e enviar o material aos locais que não possuem o refrigerador especial necessário para armazenar a substância

    Funcionário armazena placas de gelo seco em um contêiner especial em Illinois, Chicago
    Funcionário armazena placas de gelo seco em um contêiner especial em Illinois, Chicago Foto: Reprodução - 17.nov.2020 / Reuters

    O governo dos Estados Unidos vai comprar gelo seco para ajudar as jurisdições que não têm os refrigeradores necessários para armazenar a vacina contra Covid-19 da Pfizer, disse à CNN nessa terça-feira (1º) uma fonte próxima à Operação Warp Speed – criada pelo governo norte-americano para agilizar a produção de vacinas contra a doença no país.

    Assista e leia também:
    Covid-19: Reino Unido aprova vacina Pfizer para uso a partir da próxima semana
    ‘Não pegamos atalhos’, diz agência britânica que liberou vacina contra Covid-19
    Rússia vai apresentar a vacina Sputnik V à ONU nesta quarta-feira

    A Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA, em inglês) pediu aos seus consultores que se reúnam no dia 10 de dezembro para discutir a autorização de uso emergencial para a aplicação da vacina da Pfizer.

    O problema da temperatura

    Estados, cidades e territórios dos EUA estão preocupados com a maneira como vão administrar a delicada vacina, se ela for aprovada e distribuída.

    A substância precisa ser transportada e armazenada em temperaturas próximas a -75ºC. Para isso, é preciso um refrigerador especial que a maioria dos hospitais, farmácias e clínicas não tem.

    Solução

    Os planos do governo norte-americano para lidar com esse problema foram discutidos em uma ligação com membros da indústria de saúde, segundo a fonte. 

    As jurisdições que não possuem o refrigerador especial vão receber automaticamente uma remessa gratuita de gelo seco em até 24 horas após a chegada das maletas com as vacinas. O material será pago e enviado pelo governo federal, disse a fonte à CNN.

    A remessa vai incluir a concha, os óculos e as luvas criogênicas necessárias para lidar com o gelo seco com segurança.

    O governo também está contratando uma empresa que fabrica dispositivos de monitoramento de temperatura que serão colocados em cada maleta para garantir que as substâncias armazenadas nunca descongelem e estraguem. 

    Cada caixa pode ser usada com gelo seco por cinco dias e renovada duas vezes. Isso significa que a vacina deve ser administrada em até 15 dias. 

    (Com informações de Kristen Holmes, da CNN, em Atlanta)