Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Tempestade tropical Gamma está próxima da força de um furacão no México, diz NHC

    O governo emitiu um alerta de furacão para a costa leste da Península de Yucatán, de Punta Allen a Cancún, incluindo Cozumel

    Bhargav Acharya, , da Reuters, em Bengaluru

    A tempestade tropical Gamma está perto de ganhar força de furacão ao se aproximar da costa leste da Península de Yucatán, afirmou o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC) neste sábado. 

    “O governo do México emitiu um alerta de furacão para a costa leste da Península de Yucatán, de Punta Allen a Cancún, incluindo Cozumel”, disse o NHC.

    Leia também:

    Ciclone, tufão, furacão, tempestade: a diferença entre esses fenômenos naturais
    EUA: reduzido de furacão para tempestade, Sally causa ‘enchentes históricas’

    A tempestade estava localizada cerca de 30 km a sudeste de Tulum, no México, com ventos máximos sustentados de 110 km/h, acrescentou o centro meteorológico baseado em Miami.

    Quando os ventos superam a marca de 119 km/h no oceano Atlântico ou no leste do Pacífico, são formados os furacões. Eles são classificados em cinco níveis, de acordo com a Escala Saffir-Simpson, conforme a velocidade dos ventos:

    • Categoria 1: de 119 km/h a 153 km/h (danifica casas que não são fixadas ao solo, árvores e placas)
    • Categoria 2: de 154 km/h a 177 km/h (danifica telhados, portas e janelas de casas e edifícios e tira pequenas árvores do solo)
    • Categoria 3: de 178 km/h a 209 km/h (pode causar danos estruturais a pequenas casas e armazéns, destrói folhas das plantas e derruba árvores grandes)
    • Categoria 4: de 210 km/h a 249 km/h (causam danos mais graves em casas perto da costa e telhados de comércios)
    • Categoria 5: acima de 250 km/h (destruição total de telhados, que podem até ser levados pelo vento, e danos severos a casas e edifícios)

    Quando chega às categorias 3, 4 ou 5, o furacão é considerado intenso. 

     

    Tópicos