Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Processo de impeachment de Trump pode atrasar nomeação de secretários de Biden

    Felipe Loureiro, coordenador do curso de Relações Internacionais da USP, explicou cenário político dos Estados Unidos dias antes de posse de Joe Biden

    Da CNN, em São Paulo

    Um possível processo de impeachment de Donald Trump pode impactar nas primeiras nomeações do Joe Biden, que tomará posse em 20 de janeiro. A avaliação é do professor Felipe Loureiro, coordenador do curso de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (USP).

    Em entrevista à CNN, Loureiro explicou que, diferente do Brasil, os ministros nomeados nos Estados Unidos precisam ser confirmados e ratificados pelo Senado antes de efetivamente assumirem o cargo.

    “Se tiver processo de impeachment logo no início da administração de Biden, muito provavelmente esses secretários não vão conseguir ser confirmados de maneira célere. Outra questão importante é que Biden vai assumir com um conjunto de problemas: a pandemia, problemas econômicos e questões de política externa”, afirmou o especialista.

    Leia também:

    Democratas planejam ação rápida por impeachment de Trump se 25ª Emenda falhar
    Arnold Schwarzenegger compara invasão ao Capitólio com episódio nazista
    STF estará vigilante para evitar que situação nos EUA ocorra no Brasil, diz Fux

    No domingo (10), a presidente da Câmara, Nancy Pelosi, disse que a Casa vai propor o impeachment de Trump se o vice-presidente Mike Pence não o destituir. Pelosi tenta aprovar uma resolução por consentimento unânime pedindo que o Gabinete de Pence e Trump invoque a 25ª Emenda para remover o atual presidente do cargo.

    “Caso o vice Pence e metade do gabinete de Trump não tome qualquer atitude [em invocar a 25ª Emenda], parece que os artigos do impeachment serão acionados a partir de terça-feira, podendo ser votados na quarta”, disse Loureiro.

    “É importante lembrar que mesmo quando Biden assumir, o processo de impeachment pode continuar sendo debatido no Senado e, caso o Trump seja impichado, ele pode, inclusive, ser impedido de concorrer a qualquer tipo de cargo no futuro”, completou o professor da USP.

    Donald Trump, presidente dos Estados Unidos
    Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, pode enfrentar processo de impeachment dias antes do fim do mandato
    Foto: REUTERS

    (Publicado por Leonardo Lellis)

    Tópicos