Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Sul-coreanos processam governo japonês por despejo de água de Fukushima no mar

    Associações de pesca da Coreia do Sul anunciaram a decisão nesta quinta; o Japão espera liberar 1 milhão de toneladas métricas de água tratada da usina até 2023

    Reuters

    Associações de pesca sul-coreanas entraram com um processo contra o governo japonês em um tribunal local nesta quinta-feira (13), buscando compensação pela liberação planejada de água contaminada da usina nuclear de Fukushima no mar, informou a agência de notícias local Yonhap.

    A Federação Nacional de Cooperativas de Pesca da Ilha de Jeju e uma associação de armadores marítimos disseram em entrevista coletiva fora do Tribunal Distrital de Jeju que estavam exigindo cerca de 10 milhões de won (US$ 8.800) por dia do governo japonês e da Tokyo Electric Power Company Holdings, revelou a Yonhap.

    O governo do Japão disse em abril que iria liberar em etapas mais de 1 milhão de toneladas métricas de água radioativa tratada da usina nuclear destruída de Fukushima a partir de 2023. Na época do anúncio, o plano já havia sido recebido com preocupações por países vizinhos.

    Tópicos