Isaias passa pela Flórida como tempestade, mas pode retomar força de furacão
Rebaixado de furacão para tempestade tropical no fim de semana, fenômeno pode voltar a ganhar força conforme avança para o norte e atinge outros estados dos EUA
Moradores da costa da Flórida se preocuparam em evitar danos neste domingo (2), com a tempestade tropical Isaias mantendo-se em alto-mar enquanto rumava para o norte, embora possa se tornar um furacão quando chegar aos estados da Carolina do Norte e Carolina do Sul na segunda-feira com ventos fortes e chuva.
Leia também:
Democratas são favoritos para conseguir maioria no Senado norte-americano
Covid-19: segundo estado mais populoso da Austrália declara estado de emergência
Durante a noite, no horário local, a tempestade tropical Isaias, estava a 90 quilômetros a leste-sudeste de Cape Canaveral, na Flórida, rumo ao norte-noroeste com ventos sustentados de 110 quilômetros por hora, disse o Centro Nacional de Furacões.
Depois de passar a costa da Flórida durante a noite, espera-se que a tempestade se mantenha no mar enquanto passar pelo Geórgia e no sul da Carolina do Sul antes de seguir para o interior do leste da Carolina do Sul ou sul da Carolina do Norte na noite de segunda-feira.
“Uma curva em direção ao norte e norte-nordeste, juntamente com um aumento na velocidade de avanço, estão previstos na segunda e na terça-feira”, disse o NHC, que emitiu um relógio de furacões para partes da Carolina do Sul e do Norte.
As tempestades aumentam, quando uma tempestade empurra os níveis das marés acima do normal, de até 1,22 m, e as inundações também ameaçam algumas das áreas no caminho de Isaias, disseram os meteorologistas.
O Isaias, que foi rebaixado de um furacão para uma tempestade tropical no sábado, deve subir na costa leste e chegar a Washington, Filadélfia e Nova York na terça-feira.
A área de Palm Beach, onde fica o resort Mar-a-Lago do presidente Donald Trump, emergiu em grande parte incólume da tempestade, com as autoridades informando que não houve danos generalizados nem inundações.
“Ainda estamos observando alguns ventos”, disse Lisa DeLaRionda, porta-voz do condado de Palm Beach, no domingo. “No entanto, com base nas últimas previsões, esses ventos devem diminuir no início da tarde”.
Embora parecesse que o impacto de Isaias na Flórida não seria severo, a tempestade forneceu à gerência local de emergência um “cenário do mundo real” de como poderia ser a preparação e a resposta extremas ao clima em meio a uma emergência de saúde pública, enquanto o estado combate números crescentes da pandemia do novo coronavírus, disse DeLaRionda.
Enquanto a tempestade se movia lentamente para o norte ao longo da costa, o governador da Carolina do Norte, Roy Cooper, disse mais cedo no domingo que Isaias havia virado para o interior, aumentando a ameaça de fortes chuvas, enchentes e tornados na parte leste do estado.
O Isaias não afetou a volta para casa no domingo de dois astronautas da Nasa, que viajaram para a Estação Espacial Internacional a bordo do novo Crew Dragon da SpaceX.
O fenômeno causou pelo menos duas mortes na República Dominicana e derrubou a eletricidade de milhares de residências e empresas em Porto Rico, segundo relatos da mídia.