Vaticano diz que estado de saúde do papa emérito Bento 16 não é grave
Biógrafo do ex-pontífice disse que ele estava 'gravemente doente'
O papa emérito Bento 16 está se recuperando de uma condição “dolorosa, mas não séria”, disse o Vaticano, após publicações de um jornal alemão afirmando que ele estaria gravemente doente em decorrência de complicações da herpes zoster.
Leia também:
Papa emérito Bento 16 está gravemente doente, diz seu biógrafo
“O estado de saúde do papa emérito não é motivo de particular preocupação, exceto pelo fato de que ele tem 93 anos de idade e está se recuperando da fase aguda de uma condição dolorosa, mas não séria”, disse o gabinete de imprensa do Vaticano, citando o assistente particular de Bento, o arcebispo Georg Gänswein, em uma nota enviada à CNN.
O jornal alemão Passauer Neue Presse citou o biógrafo de Bento, o escritor de Munique Peter Seewald, que disse ter visto o papa emérito no último sábado (1º).
Seewald afirmou que Bento está “extremamente frágil”, acrescentando que sua voz estava “quase inaudível”. Ele disse, no entanto, que o papa emérito “parecia otimista” e que ele pretende voltar a escrever quando recuperar a força.
O irmão de Bento, Georg Ratzinger, morreu aos 96 anos em julho, em Regensberg, na Alemanha, onde viveu a maior parte da vida, de acordo com o portal oficial Notícias do Vaticano.
O papa emérito o visitou dias antes de sua morte.
Bento se aposentou em 2013, dizendo que permaneceria “escondido do mundo” após se tornar o primeiro papa em séculos a renunciar. Na época, ele citou sua “idade avançada” como motivo para o afastamento da função.
(Texto traduzido, leia o original em inglês)