Biden diz a Putin que quer normalizar as relações entre EUA e Rússia
O presidente dos Estados Unidos e o líder russo conversaram nesta terça-feira (13); segundo o Kremlin, o telefonema foi uma iniciativa de Washington
A Rússia informou que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse ao presidente russo, Vladimir Putin, em um telefonema nesta terça-feira (13) que gostaria de normalizar as relações bilaterais entre os países.
De acordo com o Kremlin, foi mencionado ainda a cooperação no controle de armas, no programa nuclear do Irã, no Afeganistão e também em questões voltadas à mudança climática.
O Kremlin confirmou que Biden havia proposto uma reunião de alto nível com Putin, mas não deu nenhuma indicação de como o líder russo havia respondido a essa sugestão.
Segundo informações, a ligação foi feita por iniciativa de Washington e Putin explicou suas opiniões sobre o leste da Ucrânia, onde um conflito latente se agravou.
A ligação acontece após Biden dizer, no mês de março, que Putin “pagará preço” por interferência nas eleições dos Eestados Unidos. O democrata também já chegou a afirmar que as relações entre Rússia e EUA estavam mais desgastadas do que na época da Guerra Fria.
Após a fala, Putin chegou a propor a Biden uma “ligação ao vivo”. “Quero oferecer ao presidente Biden que continue nossa discussão, mas com a condição de que o façamos ao vivo, online, em uma discussão aberta e direta”, disse Putin quando questionado em uma entrevista na televisão sobre os comentários de Biden.