Biden diz que EUA podem ‘responder apropriadamente’ a mísseis da Coreia do Norte
O país lançou dois mísseis balísticos em direção ao mar nesta quarta-feira (24), segundo órgão de inteligência do governo americano
Em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (25), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, comentou o lançamento de dois mísseis balísticos pela Coreia do Norte, e alertou que haverá “respostas” caso o país continue com os testes.
Nesta quarta-feira (24), os norte-coreanos dispararam dois mísseis balísticos em direção ao mar. O movimento foi detectado pelo serviço de inteligência americano.
“Estamos consultando nossos aliados e parceiros e haverá respostas se eles optarem por escalar [o nível de tensão]. Responderemos apropriadamente”, disse.
Segundo ele, no entanto, deve haver um diálogo diplomático. “Estamos preparados para alguma forma de diplomacia, mas deve ser condicionada ao resultado final da desnuclearização. Então, o que estamos fazendo agora é consultando nossos aliados”, disse.
A coletiva de imprensa desta quinta-feira (25), a primeira com Biden na presidência, contou com um número restrito de jornalistas devido aos protocolos adotados na Casa Branca para enfrentamento da pandemia.
O democrata abriu sua fala anunciando que os Estados Unidos pretendem atingir 200 milhões de doses das vacinas aplicadas até os 100 dias de governo. A meta inicial – 100 milhões de doses aplicadas em 100 dias – foi batida aos 58 dias de mandato.