CPMI do 8 de janeiro: relatora mantém leitura de texto final para terça-feira
Segundo a senadora Eliziane Gama (PSD-MA), o documento está passando pelos últimos ajustes
A senadora Eliziane Gama (PSD-MA) afirmou à CNN neste domingo que mantém para terça-feira (17) a leitura do texto final da CPMI dos atos antidemocráticos do 8 de janeiro.
Segundo ela, o documento – que deverá ter mais de 1.000 páginas – está passando pelos últimos ajustes antes de ser submetido ao colegiado de deputados e senadores.
Há expectativa para que o texto traga informações sigilosas recebidas pela CPMI desde o começo dos trabalhos do grupo, em maio: ao todo, foram mais de 11 mil informações sobre movimentações bancárias, quebras de sigilo telefônico e de dados.
Aliados da senadora na CPMI trabalham para evitar que a oposição consiga manobrar a ponto da Comissão ser encerrada sem a votação de um relatório final – caso, por exemplo, da CPI do MST na Câmara dos Deputados, onde o governo conseguiu manobrar e bloquear a oposição de votar um texto.
No caso do 8 de janeiro, o cenário é diferente, porque o governo e o PT querem um texto aprovado, mas há pressões sobre a senadora em diversos temas: entre eles a responsabilização de militares da ativa e da reserva sobre os ataques à Praça dos Três Poderes.