Governo Trump informa Congresso que EUA estão se retirando da OMS
Trump anunciou inicialmente sua intenção de se retirar da OMS em maio e sempre acusou a organização de ajudar a China a encobrir as origens do coronavírus
O governo de Donald Trump notificou o Congresso de que está retirando formalmente os Estados Unidos da Organização Mundial da Saúde em meio à pandemia de coronavírus, disseram autoridades à CNN.
O senador Robert Menendez, membro do Comitê de Relações Exteriores do Senado, também twittou sobre o informe. “O Congresso recebeu uma notificação de que o presidente dos EUA retirou oficialmente os EUA da Organização Mundial da Saúde no meio de uma pandemia”, escreveu.
Leia também:
Trump usa imagem do Cristo Redentor em campanha para reeleição
Em livro, sobrinha de Trump diz que presidente dos EUA é ‘incapaz de evoluir’
Líderes republicanos contrariam Trump e defendem uso de máscara contra Covid-19
Uma fonte disse à CNN que o informe era muito curto, com cerca de três frases, e confirmou que ela desencadeará um cronograma de retirada de um ano, mas alertou que eles não podem confirmar que essa é a versão final.
Ainda assim, a carta indica que o governo pretende avançar com seu plano de se retirar da OMS depois que membros da força-tarefa do Partido Republicano instaram o presidente Trump no mês passado a reconsiderar sua decisão de encerrar as relações com o organismo internacional, argumentando que os EUA podem fazer mais como membro.
Trump anunciou inicialmente sua intenção de se retirar da OMS em maio e sempre acusou a organização de ajudar a China a encobrir as origens do coronavírus.
A OMS informou nesta terça-feira (7) que recebeu informações de que os Estados Unidos notificaram formalmente o secretário-geral da ONU sobre sua saída da organização, mas não possui mais informações nesta fase.
“Recebemos informações de que os EUA enviaram uma notificação formal ao secretário-geral da ONU de que estão se retirando da OMS em 6 de julho de 2021”, disse um porta-voz em comunicado por email. “Não temos mais informações sobre isso neste estágio.”
A ONU disse nesta terça-feira que recebeu uma notificação formal da decisão do presidente Donald Trump há mais de um mês.
(Com informações da CNN Internacional e da Reuters)