Isaias chega à Carolina do Norte como furacão de categoria 1 e causa morte
Como esperado, fenômeno foi elevado de tempestade tropical para furacão conforme avança pelos EUA. Há alerta para o risco de enchentes e fortes rajadas
O furacão Isaias chegou nesta segunda-feira (3) à região próxima de Ocean Isle Beach, na Carolina do Norte, de acordo com o National Hurricane Center (NHC). Pelo menos uma pessoa morreu no estado.
Com ventos de mais de 136 km/h, o fenômeno causou chuvas torrenciais e inundações, que afetaram estradas e residências. Equipes de resgate ainda trabalham retirando moradores e para avaliar o estrago.
A região da Costa Leste segue em estado de alerta para a passagem do furacão, que pode mudar de categoria a qualquer momento.
O Isaias migrou de uma tempestade tropical para ser classificado como um furacão de categoria 1 na escala Saffir-Simpson. As principais ameaças continuam sendo chuvas fortes, enchentes, tempestades, fortes rajadas de vento e tornados isolados.
Leia também:
Professores fazem carreatas contra volta às aulas nos EUA
O fortalecimento de Isaias a um furacão havia sido projetado e os impactos previstos não mudaram significativamente em comparação com o que era esperado na véspera. As inundações costeiras causadas pela tempestade, pequenos danos causados pelo vento e inundações no interior ainda podem ocorrer devido às fortes chuvas que podem ocorrer nas Carolinas na noite de segunda-feira.
A ameaça de ventos e inundações com força de tempestades tropicais continuará no meio do Atlântico e nordeste americano na terça-feira.
Um alerta de furacão está em vigor desde a área de South Santee River, na Carolina do Sul, até Surf City, Carolina do Norte, informou o NHC em sua atualização da última noite. O aviso significa que as condições de um furacão são esperadas em algum lugar dentro da área coberta pela medida.
A tempestade em algumas partes sob o aviso de furacão também é projetada para atingir 1,5 metros.
Depois de chegar à terra firme, o Isaias deverá enfraquecer gradualmente, mas poderá trazer ventos fortes ao longo da costa leste na terça-feira, inclusive em Washington, Filadélfia e Nova York. Para a Filadélfia, são previstos ventos de 96 a 104 quilômetros por hora, enquanto Nova York deve registrar ventos de 104 a 112 quilômetros por hora.
O Isaias pode trazer os ventos mais fortes para a cidade de Nova York desde a Superstorm Sandy, há quase oito anos, segundo Ross Dickman, meteorologista encarregado do escritório do Serviço Nacional de Meteorologia (NWS) da cidade. .
“Os impactos do vento e das inundações de Isaias serão semelhantes ao que a cidade experimentou durante algumas das tempestades costeiras mais fortes”, acrescentou.