Peça de metal misteriosa é mais fácil de ser encontrada do que se imagina
Objeto foi encontrado por equipe do Departamento de Segurança Pública (DPS) local na quarta-feira (18) passada
Se os alienígenas realmente estivessem por trás do objeto misterioso encontrado no deserto de Utah, no oeste dos Estados Unidos, eles certamente escolheriam uma localização mais difícil de encontrar.
As autoridades estaduais de segurança pública que o descobriram voando de helicóptero na região na semana passada não divulgaram o local exato, argumentando que não querem que os “caçadores de curiosidades” se percam na paisagem remota e precisem ser resgatados.
Mas várias pessoas já localizaram com sucesso a peça de metal, situada em um desfiladeiro de rocha vermelha ao sul da cidade de Moab. De acordo com três exploradores que fizeram a peregrinação, ela é mais fácil de encontrar do que você imagina.
Leia também:
Cientistas resolvem mistério da Nebulosa de Anel Azul
Asteroide estimado em quadrilhões de dólares é observado em novo estudo
No entanto, os três contaram que a jornada teve seus desafios, incluindo dirigir na escuridão em terreno rochoso e verificar as coordenadas do GPS o tempo todo. Pelo menos um explorador se perdeu no início. Mas a viagem valeu a pena, eles disseram, mesmo que a peça não seja obra de alienígenas.
Um dos primeiros a encontrar
David Surber pode ter sido um dos primeiros a ver o objeto metálico pessoalmente além do grupo de policiais e servidores públicos do helicóptero. As coordenadas da peça estavam circulando no Reddit, mas nenhum dos usuários pôde confirmar que estavam corretas. Surber se ofereceu para descobrir.
“Recebi cerca de 200 mensagens sobre isso. Então, aqui estão os fatos. É de alumínio não magnético, formado por três peças unidas com dois rebites faltando no topo. Se você dirigir pela estrada Lockhart, comece pelo sul. Um sedã não vai dar conta. Precisa ser um SUV Crossover ou algum carro superior”, disse em sua conta no Instagram.
“Eu vou colocar as coordenadas no Google Earth e, dessa forma, se você tiver problemas para encontrar como eu fiz, você pode comparar a foto com as formações rochosas que está vendo no mapa do seu celular. De lá, você deve ser capaz de chegar ao local. Fiquei sozinho por cerca de 10 minutos de manhã antes de as pessoas começarem a aparecer, mas no geral não está muito lotado se vocês quiserem fazer a viagem”, indicou Surber em seu post.
As coordenadas estavam realmente corretas e Surber avidamente compartilhou os resultados de sua visita com 200 usuários do Reddit que inundaram sua caixa de entrada. Entre suas descobertas estão o fato de que a peça não é magnética ou sólido (ele disse que parecia “uma caixa de papelão” quando bateu nele). Ele também compartilhou instruções passo a passo para chegar ao objeto.
“No final das contas, extraterrestre ou feito por meio de expressão artística, o objeto forneceu uma oportunidade para milhares de pessoas se unirem em torno de algo positivo novamente”, disse ele à CNN. “Foi uma boa fuga de toda a negatividade que experimentamos em 2020”.
Antes do amanhecer
Justin McBride, um YouTuber que documenta suas viagens pelo oeste norte-americano, fez algumas pesquisas no Google Earth para encontrar as coordenadas.
Com alguma ideia de onde ele estava, McBride e um amigo partiram enquanto ainda estava escuro para o local aproximado. Eles dormiram lá e acordaram ao nascer do sol para serem os primeiros a alcançá-lo.
Não havia trilha, mas a navegação de McBride estava correta, então ele e seu amigo encontraram a peça antes de o sol nascer. No entanto, outros exploradores tiveram a mesma ideia de McBride, porque as impressões das mãos estavam endurecidas por toda a sua superfície de metal.
“A coisa estava imunda de tanto tocar”, disse ele. “Eu tentei limpá-lo, mas é como se as marcas das mãos estivessem congeladas nele com um glacê ou algo assim”.
Leia também:
300 milhões de planetas de nossa galáxia são potencialmente habitáveis, diz Nasa
Astrônomos testemunham ‘batimento do coração’ de um buraco negro
As placas parecem estar preso a uma estrutura de metal provavelmente perfurada na rocha de Utah, algo sobre o qual McBride tem sentimentos confusos. Por um lado, quem instalou o objeto lá desfigurou terras públicas (o que é ilegal, de acordo com o Departamento de Segurança Pública de Utah, cujos funcionários o encontraram em 18 de novembro de helicóptero).
Por outro lado, é uma obra de arte que fascinou a internet e inspirou dezenas de aventureiros a rastreá-la.
Uma jornada mais perigosa
Talon Seitzinger também documentou sua jornada até o local no YouTube, mas a dele foi um pouco mais perigosa do que o de McBride.
Seitzinger, conhecido como Talon Sei no YouTube, encontrou as coordenadas no Reddit e partiu para o deserto. Ele disse que a viagem durou cerca de duas horas a partir de Moab.
Sua navegação o levou às margens de desfiladeiros íngremes que bloqueavam seu caminho e, a certa altura, o youtuber quase desistiu. Mas, assim que corrigiu sua direção e caminhou de volta por outro caminho, também encontrou a peça.
Após uma inspeção mais detalhada, Seitzinger disse que acha que poderia ser um objeto de filme ou uma instalação de arte semelhante ao Prada Marfa, um projeto de arte feito para parecer uma vitrine de designer vazia no deserto do Texas.
“Houve inúmeros programas e filmes filmados nessa área, então infelizmente não é extraterrestre”, contou. “Todo mundo estava na expectativa”.
Conselho para futuros exploradores
Em seu vídeo, Seitzinger disse a seus mais de 480 mil assinantes do YouTube para não refazer seus passos devido aos perigos que encontrou. No entanto, se eles quiserem arriscar, ele recomenda trazer pranchas de tração para o caso de o carro ficar preso.
McBride contou que a caminhada até a peça não foi difícil, mas a saída foi uma pedreira, por isso ele recomenda ir apenas em veículos com tração nas quatro rodas, como seu Jeep.
No entanto, mesmo que a caminhada seja relativamente curta se você estacionar perto do objeto, é fácil se perder em cânions onde o terreno começa a parecer idêntico, disse Surber. Esteja ciente de seus arredores e mantenha seu GPS à mão, caso você se desvie.
Surber desaconselhou ir à noite, como ele e McBride fizeram, caso você nunca tenha dirigido pelo deserto, pois existem penhascos e ladeiras íngremes nas rochas.
Os três intrépidos exploradores aconselham outros fãs do filme “2001: Uma odisseia no espaço” a tratar o objeto com cuidado se o encontrarem. Por ser ilegal instalar obras de arte em terras públicas sem licença, a peça misteriosa pode ser removida em breve. O órgão estadual responsável, o Bureau of Land Management, ainda está decidindo se deve investigar mais o caso.
[Texto traduzido, clique aqui para ler o original em inglês].