Estado indiano de Kerala amplia restrições após aumento de casos de Covid-19
Como parte das restrições, cinemas, shoppings, ginásios, piscinas e bares, entre outros locais, permanecerão fechados até nova ordem do governo
O estado indiano de Kerala, onde o primeiro caso do novo coronavírus do país foi registrado, anunciou restrições adicionais para reduzir a propagação dos casos nesta segunda-feira (26).
“O estado está testemunhando um aumento alarmante de casos de Covid-19 em todos os distritos como parte da segunda onda da pandemia”, disse uma ordem do governo de Kerala.
Como parte das restrições, cinemas, shoppings, ginásios, piscinas e bares, entre outros locais, permanecerão fechados. Apenas 50 pessoas serão permitidas em casamentos e locais religiosos no âmbito das ordens que entrarão em vigor na terça-feira (27) até novo aviso.
Kerala é um dos cinco estados que atualmente realizam eleições na Índia. Funcionários do serviço eleitoral terão que fornecer um “certificado final de vacinação”, que atesta ter recebido ambas as doses, ou um relatório de teste RT-PCR negativo, não superior a 72 horas.
A Comissão Eleitoral na semana passada “observou com angústia que muitos partidos políticos / candidatos ainda não estão aderindo às normas de segurança prescritas”, disse ela em uma ordem que proibiu reuniões públicas para mais de 500 pessoas.
No início deste mês, o Partido Bharatiya Janata (BJP) do primeiro-ministro Narendra Modi, limitou seus comícios a “pequenas reuniões públicas” de 500 pessoas no estado de Bengala Ocidental, que também está realizando eleições. Enquanto isso, o líder do partido de oposição Rahul Gandhi, do Congresso Nacional Indiano, cancelou as manifestações no estado.
Kerala registrou pelo menos 1.405.655 casos do novo coronavírus, incluindo 5.110 mortes, de acordo com o boletim do Departamento de Saúde de Kerala, desta segunda-feira.
(Texto traduzido; leia o original em inglês)