Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Marinha diz ter encontrado destroços de submarino desaparecido na Indonésia

    A última atualização ocorre no mesmo dia em que as esperanças acerca dos tripulantes serem encontrados com vida diminui, em razão da perda do oxigênio

    Masrur Jamaluddin, da CNN e Reuters

    O chefe da Marinha da Indonésia, Yudo Margono, afirmou neste sábado (24) que foram encontrados destroços do provável submarino desaparecido na quarta-feira no mar de Bali, que contava com 53 tripulantes a bordo. Seis pedaços dos possíveis destroços do submarino KRI Nanggala-402 foram apresentados aos jornalistas.

    A última atualização ocorre no mesmo dia em que as esperanças acerca dos tripulantes serem encontrados com vida diminui, em razão da perda do oxigênio. Se o submarino ainda estiver intacto, autoridades indonésias disseram na sexta-feira que só teria ar suficiente para durar até o amanhecer deste sábado, se o equipamento estivesse funcionando corretamente.

    A marinha indonésia disse que estava enviando helicópteros e navios de busca para a área onde foi perdido o contato com o submarino. Os Estados Unidos estão enviando um avião de caça submarino P-8 Poseidon para auxiliar na operação de busca, enquanto a Austrália também encaminhou uma fragata equipada com sonar com um helicóptero para ajudar no resgate.

    “A possibilidade de ele ter caído abaixo de sua profundidade máxima de mergulho, levando à implosão do submarino, terá de ser considerada”, disse Collin Koh, pesquisador do Instituto de Defesa e Estudos Estratégicos.

    Koh disse ainda que a suposição de que o submarino tinha 72 horas de oxigênio é otimista, dada a sua capacidade limitada de gerar oxigênio devido à geração de energia convencional.

    O submarino pode suportar uma profundidade de até 500 metros (1.640 pés), mas qualquer coisa além disso pode ser fatal, disse o porta-voz da Marinha, Julius Widjojono. O mar de Bali pode atingir profundidades de mais de 1.500 metros (4.921 pés).

    Especialistas dizem que a Indonésia terá que expandir a área de busca novamente se for provado que a anomalia magnética não é a embarcação e avisam que se o submarino se perder em “profundidade extrema”, pode ser possível recuperá-lo.

    Na noite de sexta-feira, o Pentágono informou que o secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, conversou com seu par indonésio Prabowo Subianto e ofereceu apoio, afirmando que poderia incluir recursos de busca submarinos.

    *Texto traduzido, clique aqui para ler o original

    Tópicos