Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Tempestade tropical Eta chega à costa de Cuba

    Após causar destruição em Honduras e Nicarágua, a tempestade tropical deve seguir em direção à Flórida

    Haley Brink e Madeline Holcombe, , da CNN

    A tempestade tropical Eta chegou à costa centro-sul de Cuba na manhã deste domingo (8) e chuvas intensas e enchentes com potencial de causar mortes são esperadas.

    Às 6h da manhã (no horário de Brasília), a Eta sustentava ventos de 104 km/h e estava se movendo a 19,3 km/h, de acordo com o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (National Hurricane Center, NHC) . A tempestade deve levar muita chuva em algumas partes de Cuba.

    A quantidade de chuva provavelmente causará enchentes, deslizamentos de terra, e também tempestades que podem aumentar o nível da água do mar e causar ondas de até 1,2 metros acima do normal, de acordo com o órgão.

    Durante a tarde ou a noite de domingo, os sinais da tempestade tropical devem começar a aparecer na Flórida e em Flórida Keys, para onde a Eta deve seguir após percorrer Cuba. É esperado que ela se intensifique a níveis próximos de se tornar um furacão enquanto se aproxima de Flórida Keys, na noite de domingo.

    No final da segunda-feira (9) e início da terça (10), a Eta deve se direcionar ao Golfo do México, segundo o NHC.

    Alertas de furacão e tempestade tropical estão em vigor no sul da Flórida e em Flórida Keys.

    Um alerta de tempestade tropical também vigora nas Ilhas Cayman, porções centrais de Cuba e noroeste das Bahamas.

    Eta atingiu o solo da costa de Nicarágua como um furacão de categoria 4 na terça-feira (3). Durante a semana passada, a tempestade levou muita chuva a partes da Nicarágua e Honduras.

    América Latina e Caribe se preparam para danos

    Nicarágua e Honduras se preparam para a passagem do furacão Eta
    Nicarágua e Honduras sofreram com a passagem do furacão Eta
    Foto: Reprodução/CNN

    Na América Latina e no Caribe, planos emergenciais para desastres estão em curso em Cuba e no México, enquanto os esforços de evacuação e recuperação continuam na Guatemala e em Honduras, os locais mais atingidos até então, com dezenas de mortos e desaparecidos.

    Em Honduras, pelo menos 23 pessoas morreram e duas estão desaparecidas, de acordo com o último registro da comissão de contingência de desastres do país, publicado na sexta-feira (7). Mais de 9.060 pessoas estão divididas em 170 abrigos, segundo a comissão, e mais de 1,6 milhões de pessoas foram afetadas em todo o país.

    Em Cuba, a Defesa Civil do país atualizou seus alertas no domingo e anunciou uma “Fase de Alerta! para diversas áreas a oeste e no centro do país.

    No México, o Serviço Meteorológico Nacional disse que a “circulação ampla da Eta está causando chuvas torrenciais na península de Yucatán e no sudeste do México.” É esperado que a chuva dure até segunda-feira (9), segundo o serviço, e afete os estados de Chiapas, Oaxaca, Quintana Roo, Tabasco e Yucatán.

    Leia também:
    Ciclone, tufão, furacão, tempestade: a diferença entre esses fenômenos naturais
    Brasileiro relata situação em Cancun após furacão

    O presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, suspendeu uma visita planejada aos estados de Nayarit e Sinaloa, e ao invés seguiu para Tabasco no sábado, devido a enchentes e condições metereológicas ligadas à Eta.

    López Obrador alertou para uma potencial “situação de emergência” em Tabasco, por conta da enchente ampla que é esperada por conta do Eta, e disse que está convocando uma reunião extraordinária do gabinete de segurança nacional.

    “Estamos falando de uma tempestade como nunca vimos antes” na região, López Obrador afirmou em um vídeo postado em sua conta oficial no Twitter.

    O presidente disse que medidas de emergência estão encaminhadas para que a destruição e as perdas de vidas humanas possam ser prevenidas.

    Eta visa o sul da Flórida

    O governador da Flórida, Ron DeSantis, declarou estado de emergência em seis condados do estado no domingo, com a aproximação da Eta, de acordo com Fredrick Piccolo Jr., diretor de comunicações do governo.

    Estão em estado de emergência os condados de Broward, Collier, Hendry, Lee, Martin, Miami-Dade, Monroe e Palm Beach no sul da Flórida, por “abundância de cuidado”, disse Piccolo. Os condados incluem cidades importantes, como Miami, West Palm Beach, Fort Lauderdale, Fort Myers e Key West.

    Após o Eta passar pelo sul da Flórida e Keys, ainda é incerto qual será o próximo destino da tempestade no Golfo do México. Diversos órgãos estão observando o caminho, aparentemente errático da Eta. Por conta de mudanças no clima, é provável que o trajeto da tempestade mude durante o fim de semana.

    (Texto traduzido, clique aqui para ler o original em inglês).

    Tópicos