‘Nós voltaremos’, diz Trump em discurso de despedida
Presidente norte-americano agradeceu a seus apoiadores e desejou boa sorte ao novo governo sem citar nomes de Joe Biden e Kamala Harris
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira (20) em discurso de despedida a seus apoiadores que ‘voltará’ em algum momento.
“Digo adeus. Amamos vocês. Voltaremos de um jeito ou de outro”, disse Trump, em discurso na Base Aérea Andrews, minutos depois de deixar a Casa Branca, em Washington. “De novo, quero agradecer o vice-presidente Mike Pence, sua esposa Karen, e o Congresso – pelo menos alguns elementos funcionaram muito bem. Conseguimos coisas que ninguém acreditavam ser possível”, continuou.
Antes, Trump afirmou que teve quatro anos incríveis à frente do governo dos Estados Unidos e que conseguiu conquistar muita coisa para o país.
“Reconstruímos a força militar dos Estados Unidos, criamos a Space Force, uma grande conquista. Tivemos aprovação de 91% entre os veteranos, algo inédito”, disse, se referindo a algumas de suas iniciativas na área militar.
Sobre a economia norte-americana, Trump disse esperar que o governo de Joe Biden e Kamala Harris não aumente os impostos e destacou as inúmeras isenções fiscais durante sua gestão.
“Espero que não aumentem os impostos, mas se aumentarem, eu avisei”, disse. “Se não tivéssemos tido a pandemia, teríamos chegado a números absolutamente inéditos. Os números eram os melhores até fevereiro do ano passado. Tivemos o impacto da pandemia, o mundo todo teve, mas reconstruímos o nível dos empregos. E a Bolsa de Valores também está em alta”, completou.
Ele disse ainda que nos próximos meses devem começar a aparecer “números incríveis” no país e pediu para que as pessoas se lembrem de seu governo quando isso acontecer.
“Estou falando de elementos da nossa economia que são um foguete decolando. Somos o maior país do mundo, maior economia do mundo e a despeito da pandemia, lidamos bem com essa situação, embora todos tenham sofrido.”
Sobre a pandemia do novo coronavírus, Trump disse que seu governo foi fundamental para conseguir o que chamou de “milagre da medicina”, ao se referir às vacinas contra a Covid-19. “Conseguimos duas [vacinas] e tem mais uma a caminho. De fato, é uma conquista e tanto”, disse o republicano.
Ele também destacou os 75 milhões de votos recebidos na disputa presidencial, o fato de ter indicado quase 300 juízes federais e 3 juízes para a Suprema Corte dos EUA.
“Ainda há o que ser feito e a primeira coisa é mostrar o respeito e amor às famílias incríveis que sofreram tanto devido ao vírus chinês, algo terrível que eles trouxeram ao mundo. Tomem muito cuidado”, disse ele, falando de forma pejorativa sobre o novo coronavírus.
“Só gostaria de dizer que vocês são espetaculares. Este é um grande país e foi uma honra e privilégio ter sido presidente de vocês.Sempre lutarei por vocês”, disse.
“Estarei observando e ouvindo e digo: o futuro deste país nunca foi melhor. Desejo muita sorte e sucesso ao novo governo. Acredito que eles terão [sucesso] porque estabelecemos o alicerce para isso acontecer. Colocamos o governo em uma posição jamais vista a despeito da grande peste que atacou o mundo. Não teria conseguido sem vocês.”