Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Acesso à tecnologia não diminui respeito por cultura indígena nos EUA

    Analista de política internacional da CNN, Lourival Sant'Anna criticou atitude do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, em ironizar índios brasileiros

    Da CNN, em São Paulo

    A dias da abertura da Cúpula de Líderes sobre o Clima, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, ironizou índios em uma postagem nas redes sociais. Na publicação, Salles escreveu “recebemos a visita da tribo do iPhone” como legenda para três fotos de indígenas com celulares nas mãos, que foram à Brasília em protesto contra a proposta que permite a mineração em terras demarcadas.

    O analista de política internacional da CNN Lourival Sant’Anna disse que a atitude do ministro do Meio Ambiente exemplifica a preocupação do governo americano com a política ambiental do Brasil. “Tanto nos Estados Unidos quanto no Canadá, a compreensão que se tem da cultura indígena é de uma combinação entre tradições culturais e o convívio com a vida moderna. Isso é natural”, afirmou.

    “Nas reservas dos EUA e Canadá, os indígenas têm acesso às comodidades e ao conforto da vida moderna, tem automóveis, as tribos podem até ter pequenos aviões, têm celulares, podem usar roupas, se quiserem. E, ao mesmo tempo, eles são respeitados dentro da identidade cultural. Na visão dos americanos, canadenses e da antropologia europeia, o fato de um indígena ter um celular não diminui ele como tal e sua a contribuição para a cultura do país”, completou Sant’Anna.

    Ricardo Salles ironiza indígenas com celulares nas mãos (20.abr.2021)
    Em publicação nas redes sociais, Ricardo Salles ironizou indígenas com celulares nas mãos
    Foto: Reprodução/CNN

     

    Tópicos