Pressionado, Cruzeiro visita o Cuiabá para se afastar do Z4 no Brasileirão
Equipes vão se enfrentar neste sábado (14), às 21h, na Arena Pantanal, pela 26ª rodada da Série A
Pressionado no Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro visita o Cuiabá na noite deste sábado (14), às 21h (de Brasília), na Arena Pantanal. O confronto direto na tabela será válido pela 26ª rodada da competição.
Diante da sua torcida, o Cuiabá vem de goleada sobre o Fluminense por 3 a 0 e está em 11º lugar no Brasileirão, com 32 pontos. Por sua vez, o Cruzeiro ficou no empate com o América por 1 a 1, no Mineirão, em Belo Horizonte.
O time celeste está em 15º lugar na tabela, com 30 pontos. No primeiro turno, o Cuiabá venceu o Cruzeiro por 1 a 0 na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. O confronto ocorreu em 22 de maio e o gol foi marcado pelo atacante Deyverson.
Cuiabá não terá dois titulares
Autor do segundo gol do Cuiabá contra o Fluminense, o zagueiro Alan Empereur recebeu o terceiro cartão amarelo e, por isso, cumprirá suspensão automática. Pelo mesmo motivo, o volante Lucas Mineiro também não poderá enfrentar o Cruzeiro.
Cuiabá vê partida como a “mais importante do ano”
Às vésperas do duelo com o Cruzeiro, Clayson afirmou que será a partida mais importante do ano para o Cuiabá. Em entrevista exclusiva à Itatiaia, Clayson comentou sobre a importância do confronto para as duas equipes.
Mato-grossenses e mineiros estão separados por dois pontos na tabela. O Cuiabá ocupa a 11ª posição, com 32 pontos, enquanto o Cruzeiro está em 15º lugar, com 30.
“Nós também encaramos o jogo com muita importância. Talvez seja o jogo mais importante do ano até agora. Sabemos o que ele vai representar para o restante do campeonato. Estamos nos preparando ao máximo e esperamos fazer uma boa atuação ao lado da torcida”, disse.
Cuiabá tem a pior campanha do returno
Apesar de ter goleado o Fluminense na rodada anterior, o Dourado não vive um grande momento na temporada. Nas seis partidas pelo returno, o time mato-grossense só conquistou quatro pontos, com uma vitória, um empate e quatro derrotas. O aproveitamento é de 22,22%.
Cruzeiro também no Z4 do returno
Assim como o Cuiabá, o Cruzeiro também está no “Z4 do returno”. Isso porque os comandados de Zé Ricardo somaram três pontos em seis confrontos, com uma vitória, três empates e outras duas derrotas. O rendimento é de 33,33%.
Z4 do returno do Brasileirão
- Cruzeiro: 33,33%
- Coritiba: 28,57%
- Goiás: 23,81%
- Cuiabá: 22,22%
Cruzeiro terá três desfalques
Os volantes Matheus Jussa e Fernando Henrique e o atacante Bruno Rodrigues não estarão em campo na próxima partida do Cruzeiro. Na 25ª rodada, Jussa derrubou Alê no meio-campo para tentar impedir uma jogada de ataque do América. O time alviverde teve vantagem no lance, mas o volante celeste foi punido com o amarelo aos 30 minutos de jogo.
Fernando Henrique foi acionado no segundo tempo e recebeu o vermelho direto após falta em Cazares, aos 47 minutos da etapa complementar. Após análise no VAR, o árbitro Leandro Pedro Vuaden cancelou o cartão amarelo e expulsou o jogador diretamente.
No final do confronto, Bruno Rodrigues também levou o terceiro cartão amarelo e, com isso desfalcará, a equipe diante do Cuiabá na próxima rodada.
Reforços na Raposa
Com o retorno de Matheus Pereira, o Cruzeiro divulgou, na tarde desta sexta-feira (13), a lista de relacionados para o duelo com o Cuiabá. Cerca de dez semanas após ter sofrido lesões no joelho esquerdo, o meia-atacante voltou a ser relacionado pelo Cruzeiro.
O camisa 96, inclusive, deve “estrear” diante do Cuiabá sob o comando de Zé Ricardo. Além de Matheus Pereira, o Cruzeiro também convocou dois jogadores da equipe sub-20, campeões mineiros contra o Coimbra: os atacantes João Pedro, de 20 anos, e Ruan Índio, de 17.
O atacante Gilberto, um dos atletas mais criticados pela torcida, sequer foi convocado para a ‘decisão’.
Dúvidas de Zé Ricardo
Para a partida, o técnico Zé Ricardo tem dúvidas na defesa e também no meio-campo. Na lateral-esquerda, Marlon segue como favorito para ser o titular, mas Kaiki busca uma vaga na formação inicial.
Já no meio-campo, sem a presença de Jussa, Lucas Oliveira pode ser improvisado como primeiro volante, enquanto o jovem Ian Luccas “corre por fora”. Além disso, Filipe Machado e Mateus Vital também brigam por outra posição.
Mesmo com o empate diante do América, o Cruzeiro deve ter o mesmo trio de atacantes, com Nikão, Wesley e Arthur Gomes.
Cruzeiro nunca fez um gol no Cuiabá
Alguns detalhes chamam a atenção do próximo duelo pelo Campeonato Brasileiro. Além de ser apenas o quarto confronto na história entre eles, o Cruzeiro jamais marcou um gol no Cuiabá e, consequentemente, não sabe o que é vencer o adversário.
A primeira vez que mineiros e mato-grossenses mediram forças foi há mais de três anos. Em outubro daquele ano, na Arena Pantanal, os donos da casa levaram a melhor e venceram por 1 a 0, pela 13ª rodada da Série B. Na 31ª rodada, ainda em 2020, Cruzeiro e Cuiabá empataram sem gols, no Independência, em Belo Horizonte.
Confrontos
- Cuiabá 1×0 Cruzeiro – 3/10/2020 (Arena Pantanal/Cuiabá) – Série B
- Cruzeiro 0x0 Cuiabá – 29/12/2020 (Independência/Belo Horizonte) – Série B
- Cruzeiro 0x1 Cuiabá – 22/5/2023 (Arena do Jacaré/Sete Lagoas) – Série A
Cuiabá x Cruzeiro
Provável Cuiabá: Walter, Matheus Alexandre, Marllon, Vitão e Uendel/Rikelme; Filipe Augusto, Raniele e Ronald; Clayson, Deyverson e Derik;
Técnico: António Oliveira
Provável Cruzeiro: Rafael Cabral; William, Neris, Luciano Castán e Marlon/Kaiki; Lucas Oliveira/Ian Luccas, Filipe Machado/Mateus Vital e Lucas Silva; Nikão, Wesley e Arthur Gomes;
Técnico: Zé Ricardo
Árbitro: Rodrigo José Pereira de Lima (PE);
Auxiliares: Luanderson Lima dos Santos (Fifa-BA) e Francisco Chaves Bezerra Júnior (PE);
Árbitro de vídeo (VAR): Diego Pombo Lopez (BA);